A fiscalização de reservas florestais nacionais recebem um grande reforço neste mês de outubro. Isso porque o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) recebeu 12 drones que devem operar no monitoramento e fiscalização das Florestas Nacionais. São elas: Caxiuanã, Altamira, Iquiri, Jacundá, Mapiá-Inauini, Urupadi e Mulata.

Os equipamentos foram adquiridos pelo Projeto Gestão Florestal para Produção Sustentável, por meio de cooperação financeira do Banco Alemão de Desenvolvimento-KfW com o Governo Brasileiro. As unidades de conservação beneficiadas localizam-se nos estados do Amazonas, Pará e Rondônia. Nesse sentido, os testes com os drones foram realizados no dia 6 de outubro na sede do Instituto em Brasília.

Drones do ICMBio (Foto: Acervo/ICMBio)

 

Segundo o ICMBio, os equipamentos representam um investimento de R$ 400 mil do Projeto Gestão Florestal para Produção Sustentável nas unidades de conservação. Conforme o instituto, drones são uma importante ferramenta para diversas finalidades. Entre elas fiscalização ambiental, prevenção e combate a incêndios e monitoramento de atividades como o manejo florestal sustentável, permitindo mais eficiência no controle dos usos dos territórios das UC sob gestão do ICMBio.

Além disso, o projeto tem como beneficiários o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), sendo o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o ICMBio, no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.  

Desenhado para garantir a implementação da política nacional de gestão florestal nas regiões da BR-163 e Purus-Madeira, o projeto foca, contudo, nas unidades de conservação de uso sustentável, buscando viabilizar o manejo florestal como alternativa ao desmatamento que atinge os territórios das UC.  

Viaturas

No fim do mês passado, o ICMBio recebeu 16 caminhonetes do tipo 4×4. O objetivo é atender às florestas nacionais apoiadas pela mesma cooperação financeira do Banco Alemão de Desenvolvimento com o governo brasileiro, no montante de R$ 4,9 milhões.

Adquiridas também pelo Projeto de Gestão Florestal para Produção Sustentável na Amazônia, as viaturas beneficiarão as florestas Nacionais de Balata Tufari (AM), Iquiri (AM), Humaitá (AM), Macauã/São Francisco (AC), Jacundá (RO), Bom Futuro (RO), Crepori (PA), Jamari (RO), Aripuanã (AM) Caxiuanã (PA) e Itaituba I (PA).

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), ODS 13 e 15 – Ação Global Contra as Mudanças Climáticas e Vida na Terra, respectivamente

Leia mais

Quase 57 mil brasileiros intoxicaram involuntariamente com agrotóxicos entre 2010 e 2019

Transformação da paisagem: minifloresta plantada por crianças em Jundiaí completa um ano

Governo planeja incentivos e linhas de crédito para sistema agroflorestal