O Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) foi inaugurado nesta sexta-feira (11) e contou com a presença do prefeito Iris Rezende, da secretária de Saúde Fátima Mrué, do governador Ronaldo Caiado e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Iris Rezende agradeceu a presença do ministro da Saúde e afirmou que a inauguração da maternidade é uma grande conquista para Goiânia. “Estamos inaugurando uma maternidade para dar dignidade a mãe pobre, ela vai dar a luz ao seu filho em um ambiente igual ou melhor nascem as crianças do ricos nos hospitais particulares em Goiânia”, afirmou.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou durante a solenidade que o Hospital e Maternidade possui padrão de excelência e é direcionado a população mais carente. “Ter sido usado como um hospital focado na covid trás um ‘q’ a mais para essa instalação, e hoje se observa a grandeza de uma maternidade do SUS, no padrão de excelência que a gente espera para nosso sistema de saúde”, afirmou.

Leia + Em Goiânia, Eduardo Pazuello fala sobre a compra da vacina contra a Covid-19

O Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) foi inaugurado nesta sexta-feira (11) (Foto: Jackson Rodrigues | Prefeitura de Goiânia)

De acordo com Pazuello, o que falta no Sistema Único de Saúde não é recurso, mas sim gestão. “Temos que aplicar melhor os recursos, otimizar os nossos contratos para podermos chegar ao padrão que Goiânia está presenteando a sua população. Ficou óbvio na vinda para cá, a localização em um bairro mais humilde, com uma população mais carente e isso mostra um direcionamento para atender essa faixa da população. É assim que tem que ser, o SUS é a melhor ferramenta que nós temos para saúde do nosso pais, foi muito bem planejada”, completou.

O governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância da maternidade para Goiás. “Não há nenhuma maternidade pública neste padrão no País”, apontou.

A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, disse ao repórter Rafael Bessa da Sagres 730, que a Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara é uma maternidade de referência para o país. “Hoje, a Prefeitura de Goiânia está entregando a população é uma obra magnifica, uma maternidade de excelência, que tem a responsabilidade de atender as necessidades da população na área de alta complexidade para gestantes”.

Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara

O Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (Foto: Jackson Rodrigues | Prefeitura de Goiânia)

A nova unidade, considerada a maior maternidade pública do país, vai atender gestantes, puérperas e mulheres encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS). São 15 mil metros quadrados de área construída, com 176 leitos. A estrutura tem capacidade para realizar de 800 a 1000 partos por mês.

De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o Hospital e Maternidade contará com ala materno-infantil com 68 leitos, distribuídos em 22 de alojamento conjunto, seis de enfermaria ginecológica e seis de enfermaria pediátrica; além da ala de tratamento intensivo para bebês e crianças, com 10 leitos de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal, nove Unidade de Cuidados Intermediários e cinco de UCIN Canguru.

A unidade oferecerá também, de imediato, exames de imagem como Ultrassom e Tomografia e consultas multiprofissionais para pacientes que forem encaminhadas pela Regulação da SMS. O espaço destinado a pacientes não-gestantes COVID-19 será mantido com 50 leitos de UTI e 42 de enfermaria.

Histórico

O HMMCC estava previsto para ser inaugurado como maternidade em maio deste ano, quando, devido à pandemia do coronavírus e a necessidade de ampliar o número de leitos com isolamento, a unidade foi aberta dia 6 de abril como referência para tratar pessoas contaminadas com a COVID-19 em Goiânia. Em novembro, sete meses após o início dos atendimentos, a unidade passou a receber também gestantes com suspeita ou confirmação positiva para a doença.

No auge da capacidade de ocupação, o HMMCC ofereceu 85 leitos de UTI e 60 de enfermaria para a população, tendo atendido quase dois mil pacientes com suspeita de COVID-19 no período. Diretor-geral da unidade, José Miguel de Deus destaca os desafios enfrentados e a importância do trabalho de toda equipe – assistencial e de apoio para o bom funcionamento do hospital.

O Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (Foto: Jackson Rodrigues | Prefeitura de Goiânia)