A professora mestre e doutora em educação, Maria Teresa Mantoan, da Unicamp, e o professor José Eduardo Lanuti, da Universidade Federal Mato Grosso do Sul (UFMS), são autores do livro ‘A Escola que queremos para todos‘, uma obra que traz diálogos entre professores sobre a escola inclusiva.

Assista a entrevista na íntegra:

Em entrevista ao Sistema Sagres de Comunicação, Maria Teresa brincou com o fato de que estuda o tema da educação inclusiva desde o século passado em todo o Brasil. Além disso, ela explicou que o livro surgiu a partir de discussões com professores sobre a relação em sala de aula com alunos da educação especial.

“Fomos recolhendo as questões que os professores apresentavam quanto à educação inclusiva em sala de aula. Como proceder com os alunos da educação especial, ou seja, os alunos com deficiência, com o transtorno do autismo e com altas habilidades, superdotação, dentro de uma perspectiva da educação inclusiva”, disse.

Maria Teresa disse ainda que a educação inclusiva leva em conta a diferença de cada um em particular e não apenas de estudantes deficientes, surdos ou autista.

“Todos nós somos diferentes. Todos. Não apenas alguns. Então, a inclusão deriva dessa diferença intrínseca que nos torna seres absolutamente singulares. Nós não temos repetição. E mais do que isso, estamos sempre também nos transformando ilimitadamente até o final da vida. Então sendo seres que diferimos uns dos outros não podemos delimitar quem são os diferentes”, afirmou.

Leia mais: