As cooperativas estão em alta e convencem cada vez mais gente que a união faz a força. Para oferecer melhores condições de começar um negócio cooperativo, o Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/GO) criou o Programa de Incubação de Cooperativas (Incubacoop Goiás).

As cooperativas que aderirem ao programa, ou seja, as cooperativas incubadas, poderão usufruir por até um ano de um espaço físico contendo mesa e cadeira, com direito a uso de internet, energia elétrica, água e climatização.  No programa desta semana, eu conversei com a secretária Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia, Dra. Cristina Lopes, e com o analista de Cooperativismo e responsável pelo projeto Incubacoop Goiás, Carlos Eduardo Matos, para saber mais sobre esta iniciativa.

A secretária municipal aponta várias vantagens de uma cooperativa em relação a empresas convencionais. A primeira delas é uma melhor distribuição de renda. Outra vantagem é que não há necessidade de um capital inicial vultoso para empreender. Isso inclui no mercado de trabalho muita gente que não tem dinheiro para começar uma empresa. A OCB orienta como fazer todo esse processo.

É pra isso que chegou o Incubacoop. A iniciativa nasceu na pandemia, como forma de unir esforços e incluir mais gente no mercado. O Incubacoop nasceu para disseminar o cooperativismo como modelo de negócios. Seu trabalho também consiste em atender municípios, fazer parcerias público-privadas e estimular as cooperativas como molas propulsoras do mercado.

Paralelamente a este trabalho, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia faz a captação de talentos e a formação dessas pessoas. Há exemplos diversos, como a Creative House (Casa Criativa, voltada para artistas), o Tijolo Sustentável (meio ambiente) e a Casa Do Afroempreendedorismo, onde pessoas e ideias se desenvolvem.

O Incubaccop trabalha no tripe social, econômico e ambiental. Há uma sensibilização de lideranças e do poder público municipal, juntamente com um levantamento de potencialidades e formalização de um plano de negócios, em parceria com o Sebrae. Por fim, a OCB cuida da parte burocrática e ainda fornece mentorias para quem já deu o pontapé na sua cooperativa. Tá bom ou quer mais?!

O trabalho é grande, mas o potencial é ainda maior. Goiânia possui 69 cooperativas registradas e 263 em Goiás. Dra Cristina cita o exemplo da feira das Pretas Mais, para a qual a Pasta organizou uma ação em um shopping da capital, cuja repercussão foi tamanha que gerou um comodato entre as artistas e os shoppings para várias outras edições. Neste trabalho, já foram mapeadas 33 mulheres produtoras de artesanato étnico e cultural que podem se desenvolver de forma cooperativa.

Entretanto, nem tudo são flores. Carlos Eduardo Matos ressalta que há a necessidade de qualidade técnica, gerencial e espírito cooperativo. Desenvolver este espírito, esta forma de se relacionar sem a hierarquia empresarial é um desafio.

O setor de moda e confecções é um que se beneficiou do modelo de cooperativas, fazendo de Goiânia o segundo polo nacional. A Associação dos Empreendedores da Rua 44 é um exemplo de que somando forças se vai mais longe. A Bordana, em Goiânia, e a Cabocla, na cidade de Goiás, são dois exemplos de cooperativas de moda, entre outras espalhadas por Goiás.

Goiás possui mais de 300 mil cooperados e 13 mil carteiras assinadas em cooperativas. Isso não é pouca coisa. Então, vamos cooperar?

O programa desta semana esta hoje, está ligado no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 17: Parcerias e meios de implementação.

FPC: Goiânia completa 88 anos e permanece jovem

Nossa capital Goiânia completou 88 anos no último domingo. Goiânia tem suas particularidades e problemas, mas é uma das melhores capitais do Brasil para se viver, além de possuir uma população trabalhadora e hospitaleira.

Em homenagem aos 88 anos dessa jovem e florida cidade, o quadro Faz Parte do Cenário traz a canção Minha Goiânia Queria, de autoria de ninguém menos que Ivan Lins e Tavinho Daher, na voz do nosso querido Marcelo Barra, com acompanhamento da Orquestra Goyazes. Arranjo de Nonato Mendes e regência de Maestro Eliseu

Programa completo

Temas abordados

Qual a vantagem de uma cooperativa em relação a uma empresa convencional?

Incubacoop: cooperativismo como modelo de negócios.

Goiânia tem espaços para desenvolvimento de empreendedores.

Incubacoop cuida de todas as etapas para se abrir uma cooperativa.

Há um potencial enorme para ganhar dinheiro em cooperatividade.

Como a moda pode atuar em cooperativa?

FPC: Goiânia completa 88 anos e permanece jovem.