O influenciador digital João Vitor de Paiva Bittencourt vai ser um dos protagonistas do filme “Colegas e o herdeiro”, do diretor Marcelo Galvão. A produção é a sequência de Colegas, sucesso exibido em 2013. As gravações do novo filme acontecem nas cidade Porto Alegre e Viamão (no interior do Rio Grande do Sul) e tem estreia prevista para 2024.
João Vitor
João Vitor, que tem síndrome de down, é estudante de educação física da PUC-GO e se tornou conhecido após mostrar seu dia a dia nas redes sociais. Aliás, em uma entrevista para o Sistema Sagres, ao lado do seu pai, o jornalista João Bosco Bittencourt, contou mais sobre sua rotina e se emocionou ao descrever como encara o preconceito, além dos desafios do cotidiano.
Aos 23 anos, João Vitor possui mais de 250 mil seguidores no seu perfil (@jvdepaiva) no Instagram . Ele também é o primeiro conselheiro jovem com deficiência do Unicef no Brasil. E em sua primeira experiência no cinema, se junta a Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola, que estrelaram o primeiro episódio. Giula de Souza Merigo, Samanta Quadrado, Rafa Fonta, Clauber Chaves, Luiza Godoy, Cristiano Lourenço, Juju Kav, Bibiana Klein e Valentine Bernard. Outros atores com síndrome de down, também estão no cast, que também conta com um autista.
“A experiência é linda, maravilhosa. O Marcelo Galvão, diretor do filme, é uma cara sensacional, sensível e muito bom. A equipe da produção, também, é show”, disse João Vitor, que bateu um papo com a reportagem do Sistema Sagres.
Prêmios
A primeira produção – Colegas (2013) – venceu inúmeros prêmios em importantes festivais de cinema no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Rússia, Itália, Portugal e Chile, como o Festival de Gramado, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo , Festival de Cinema Latino-Americano de Trieste, além de ter participado como filme de abertura ou na categoria hors-concours em diversos festivais de cinema no mundo.
Marcelo Galvão é o cineasta, roteirista e produtor da obra, e coleciona mais de 50 prêmios em importantes festivais nacionais e internacionais. Ele mora na Flórida e está no Brasil especialmente para fazer o filme.
Entrevista
Sagres – Como surgiu a oportunidade para fazer o filme?
João Vitor – Fiz minha inscrição para o elenco do filme. Depois, passei no teste e fui selecionado, para minha alegria.
Sagres – Qual o seu papel no filme?
João Vitor – Faço o Duda, um dos protagonistas, mas não vou dar spolier.
Sagres – Como tem sido a experiência? Já tinha contracenado antes?
João Vitor – A experiência é linda, maravilhosa. O Marcelo Galvão, diretor do filme, é uma cara sensacional, sensível e muito bom. A equipe da produção, também, é show. Os outros atores mais experientes, também me acolheram bem. Só tenho de agradecer muito. Nunca tinha feito um filme. É muito legal. Estou me divertindo bastante. Estou em Porto Alegre para as gravações desde o dia 17 de outubro. É cansativo, mas estou adotando.
Sagres – Qual a mensagem pretende passar para quem tem Síndrome de Down?
João Vitor – Que nunca desistam de seus sonhos. Todos somos capazes. Não desistam nunca.
Sagres – Se sente realizado, pois é mais um desafiado superado?
João Vitor – Estou muito feliz. Mas, não quero parar por aqui. Como sempre digo, foguete subindo, galera!
Sagres – Pretende investir mais na carreira de ator?
João Vitor – Gostei muito da experiência e quero continuar. Se surgirem novas oportunidades, vou investir, sim. Também estou curtindo muito trabalhar com a Rafaela Ehmkr e a Luiza Godoi no filme. Ficamos amigos e elas são demais.