Nesta quarta-feira (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuva forte em Goiás para hoje e amanhã, com ventos que podem chegar a 100 km/h e precipitação de até 100 milímetros por dia. Há risco de corte de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas até às 11h da manhã de quinta-feira (16).

E em todos os anos o período chuvoso traz preocupação ao poder público em Goiânia por conta das já conhecidas áreas de risco. Basta uma chuva mais forte e estes locais ficam alagados, colocando em risco a vida de moradores e transeuntes.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Goiânia, Robledo Mendonça, são 21 área de risco mapeadas na capital desde 2016. “Estamos indo em todos os locais que foram levantados nessa época para verificar o que já foi feito ou que ainda precisa ser feito para resolver o problema”, afirma. Assista a seguir a partir de 00:32:00

Segundo o coordenador, uma das áreas de risco que mais preocupam fica no Jardim Novo Mundo 2. O local é uma área pública federal onde vivem cerca de 400 famílias.

“Era uma erosão muito grande. Foram colocados entulhos de construção civil ao longo dos anos e ali gerou uma ocupação irregular. Há um perigo muito grande de deslizamentos naquele local. Trata-se de uma área pública federal”, explica Mendonça.

De acordo com Robledo Mendonça, a Defesa Civil possuía apenas um veículo de tração nas quatro rodas para atender às ocorrências. As equipes contam ainda com as viaturas da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

“Hoje temos três caminhonetes 4×4 para atender especificamente ações da defesa civil. Nós, como somos guardas civis metropolitanos, temos um trabalho conjunto com as demais viaturas da GCM, que são cerca de 90 viaturas espalhadas por toda a cidade, que em dias de chuvas e tempestades, essas viaturas já ficam de prontidão para nos auxiliar e trocar informações para atender e tentar eliminar os riscos o mais breve possível”, afirma.

Como acionar as equipes da GCM e dos Bombeiros

A telefone da Defesa Civil em Goiânia é 199, e do Corpo de Bombeiros é o 193. No alerta emitido hoje (15), o Inmet informa que em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar sob árvores nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é preciso desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Robledo Mendonça no Sagres Sinal Aberto II com Samuel Straioto e Cleber Ferreira (Foto: Sagres TV)