Atenção, escolas! A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou que as inscrições para os Jogos Estudantis do Estado de Goiás 2024 (JEEG’s) ocorrem de 22 a 28 de fevereiro. Mas quem inscreve os estudantes nas competições são as unidades escolares.
Os Jogos Estudantis serão realizados entre março e junho com um cronograma de quatro fases. Assim, os Jogos Estudantis promovem integração, intercâmbios e o desenvolvimento global de estudantes por meio da prática esportiva. Os estudantes/atletas disputam modalidades olímpicas e paralímpicas, de forma individual ou coletiva.
O JEEG’s tem 21 modalidades. Então, as modalidades olímpicas coletivas são: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação e karatê. Além, ainda, de taekwondo, xadrez, wrestling, vôlei de praia, tênis de mesa, ginástica rítmica e ginástica artística. As modalidades olímpicas coletivas são voleibol, futsal, handebol e basquetebol.
As modalidades paralímpicas, por sua vez, são quatro: parabadminton, atletismo paralímpico, natação paralímpico e tênis de mesa paralímpico.
Cronograma dos jogos
A unidades escolares já realizaram a Fase Interclasse no início do mês, pois é uma seletiva interna das escolas que antecede a Fase intermunicipal. Essa fase está marcada para o período de 1° a 24 de março em 40 municípios goianos.
A fase é classificatória para a etapa Regional, prevista no cronograma para acontecer em três períodos diferentes: de 2 a 5 de maio ocorrem as fases 1 e 2 nos municípios de Goiânia e Quirinópolis; de 15 a 18 de maio serão as fases 3 e 4 em Catalão e Porangatu; e entre 5 e 8 de junho a Fase Regional 5 na cidade de Novo Gama.
A Fase Estadual será entre 20 e 28 de junho, em Anápolis. Essa é a última etapa dos jogos goianos, portanto ela define os campeões e consequentemente os representantes do estado de Goiás para os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) e os Jogos da Juventude, que são competições nacionais.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Leia mais:
- Governo quer mobilizar 25 milhões de estudantes para combater a dengue
- Programa Pé-de-Meia não requer cadastro e dará até 2 mil reais para estudantes de baixa renda
- Grande parte dos municípios não tem educação escolar específica para indígenas e quilombolas