Inspirado na Disney, Mutirama é lazer para todas as idades

Goiânia tem a sua Disneylândia, o Mutirama. Este ano, o local que marca diferentes gerações completa 54 anos e sua inspiração foi o parque da Disney, após viagem do ex-prefeito Iris Rezende aos Estados Unidos.

Iris foi convidado à época pelo governo norte-americano para visitar estados e instituições e uma delas era a Disney. Iris contou à imprensa em 2019, ano do cinquentenário do parque, que o objetivo era oferecer um espaço de lazer a famílias de baixa renda, que não tinham condições financeiras de frequentar os tradicionais clubes daquela época. 

O projeto do Parque Mutirama foi feito pelo arquiteto Eurico Godoi e construído pelo engenheiro Wilson Honorato. O nome Mutirama é uma composição dos nomes Mutirão (uma marca nas gestões de Iris Rezende) e autorama (um tipo de brinquedo). 

Inicialmente o projeto previa somente churrasqueiras e espaços para convivência das famílias. Depois veio a ideia de acrescentar alguns brinquedos.

A proposta foi construir o Mutirama no parque Botafogo, que aos poucos estava sendo degradado. Os brinquedos em sua maioria eram fabricados no exterior e precisaram ser importados. 

Se a inspiração veio da Disneylândia, a necessidade de construir o parque surgiu ao lado de casa. O ex-prefeito Iris Rezende também contou no cinquentenário do parque que a ideia veio após ver os filhos de seus vizinhos, um mecânico e um médico, chorando. 

“É que o médico estava pronto para ir ao clube com a família, mas o outro garoto não poderia ir, não tinha a autorização de seu pai”, contou o ex-prefeito, em 2019.

(Foto: Rubens Salomão)

Inauguração

Havia sido encomendada uma música para inauguração do espaço: “Mutirama, Mutirama é o mundo da criança feliz. A cidade encantada que a garotada sempre quis.” Esses são os primeiros versos da música tema do Parque.

No entanto, o ex-prefeito, Iris Rezende não conseguiu participar da inauguração oficial. No dia 20 de outubro daquele ano o prefeito teve seu mandato cassado por força do Ato Institucional nº 5 (AI-5), da Ditadura Militar. 

O Mutirama foi inaugurado, então, no dia 15 de novembro de 1969, por Leonino de Ramos Caiado, prefeito interventor nomeado pelo regime militar. Em seu discurso, Leonino mencionou que a obra era uma realização do prefeito anterior.

Em 26 de julho de 2017, o parque foi fechado após acidente e precisou passar por readequações. O Mutirama, depois de diversas obras, foi reaberto em junho de 2019.

(Foto: Rubens Salomão)

Localização

O Mutirama está situado no centro de Goiânia, entre as avenidas Independência, Araguaia e Contorno e ao lado do Parque Botafogo. O parque é aberto de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h. Não há cobrança de valor de entrada e utilização dos brinquedos.

Atrações

Entre as atrações do Parque Mutirama estão: Roda-gigante, Montanha-russa, Trenzinho, Autorama, Tobogã, Mini Helicóptero, Carrossel, Xícara Maluca, Mini Splash, Barca, Palácio, Cine 4D, Parque dos Dinossauros, entre outros. O local também possui uma grande área verde, que pode ser usada para piqueniques.

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

(Foto: Rubens Salomão)

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: