Instituições educacionais do Brasil e do exterior debateram os desafios da diversidade étnico-racial na educação básica nos países ibero- americanos. As discussões ocorreram no 1º Colóquio Ibero-Americano sobre Política e Gestão Educacional: o desafio da diversidade étnico-racial da educação básica, realizado em Goiânia, nos dias 4 e 5 de abril.
O colóquio reuniu temáticas comuns sobre desigualdades raciais no Brasil, Portugal e Espanha na área da educação. Então, entre os temas discutidos por pesquisadores, gestores, professores e ativistas estão a equidade, antirracismo, enfrentamento ao racismo e políticas públicas de combate ao racismo nos três países.
As discussões visam a construção de um panorama da situação da diversidade étnico-racial na educação básica dos países Ibero-Americanos. Pois o objetivo é que eles façam colaborações em produção científica e cooperação em políticas públicas. Portanto, o Ministério da Educação participou do evento representado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).
Plano Nacional de Educação
O Colóquio Ibero-Americano foi realizado dentro do 31° Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, realizado pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), entre os dias 3 e 5 de abril em Goiânia. Secretária da Secadi, Zara Figueiredo participou da mesa de discussão do colóquio que debateu políticas públicas planejadas para combater a desigualdade no ensino
“Seja qual for a ação de educação para as relações étnico-raciais, precisa estar dentro de uma moldura, e essa moldura precisa ser uma política de estado, senão serão ações e programas desarticulados e que não conseguem dar uma estrutura sólida para a política”, disse.
Esta foi a primeira edição do Colóquio Ibero-Americano. Então, ele fez parte da 31° edição do simpósio que teve como tema: “Estado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva”.
O simpósio foi realizado nas dependências da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mas participaram ativamente das discussões as demais instituições de ensino superior do estado, como a Universidade Estadual de Goiás, o Instituto Federal de Goiás e o Instituto Federal Goiano.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade.
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