A educação é um dos pilares estratégicos da sociedade. Um dos maiores desafios da atualidade na área é a construção de uma educação antirracista. O Instituto Unibanco vai apresentar na Semana de Inovação 2022 o Sistema de Gestão Escolar para a Equidade Racial, que é um guia pedagógico para uma educação antirracista.

Assista a entrevista na íntegra:

“É um caderno físico que os profissionais de educação têm acesso com essas práticas pedagógicas. Além do caderno, temos um sistema super inovador que possibilita que gestores avaliem a sua própria escola, façam uma autoavaliação de como está acontecendo o ensino da cultura afro-brasileira”, explicou a analista de articulação e disseminação de conhecimento do Instituto Unibanco, Ivanilda Cardoso.   

Segundo a especialista, o caderno sistematiza 39 práticas pedagógicas que vão orientar e guiar profissionais da educação a implementar ações nas escolas. Cardoso disse que o caderno foi construído a partir de evidências e experiências de especialistas do campo para educação étnico racial.

Construir um ensino a partir de diferentes perspectivas políticas, culturais e sociais é um desafio para o país. A analista de articulação do Instituto Unibanco analisou que o racismo é estrutural no Brasil. “A educação é racista, ela reproduz e produz o racismo porque vivemos em um país racista. O Brasil é racista”, afirmou.

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Ivanilda Cardoso explicou que a escola tem uma função muito importante na vida das pessoas, que é o “papel social de transformar as pessoas que vão transformar a sociedade”.

“Não é uma instituição isenta de todas as complexidades sociais que vivemos, ela também, infelizmente, produz e reproduz racismo. A escola deveria ser um espaço de transformação social, um espaço em que olhamos para o contexto e buscamos superar os desafios, as adversidades e atrocidades”, contou.

Conforme Cardoso, é possível enxergar essa estrutura racista por diferentes dimensões, porém a mais evidente seria as práticas pedagógicas, pois são coisas que parecem simples no cotidiano. “São as escolhas da ornamentação, como a escola organiza os eventos, festas, as suas representações sociais desde a educação infantil ao ensino médio, com as representações dos quadros, das imagens, da literatura que são escolhidas para a biblioteca”, disse.

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