Iris Rezende entrega placa à presidente da AGL, Lêda Selma (Foto: Reprodução/SagresTV)

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/XOrfRxL6VZk” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}

Integrantes da Academia Goiana de Letras (AGL) foram recebidos no gabinete do prefeito Iris Rezende para uma homenagem pelos 80 anos da AGL. 14 membros foram ao evento representando os 40 imortais da academia. Participaram de um café da manhã com muito bate papo e boas historias. A homenagem à academia faz parte das comemorações dos 86 anos de Goiânia. Em entrevista aos repórteres, o prefeito Iris Rezende disse que na programação fez questão de homenagear todos os seguimentos que colaboraram para o engrandecimento da capital. “Sem os escritores, artistas e jornalistas da AGL, o Brasil não conheceria tão profundamente os valores goianos, que souberam tão bem transmitir”, disse. 

Depois de 4 anos, a poetisa, cronista e contista Lêda Selma deixa a presidência da AGL, que será ocupada pelo escritor José Ubirajara Galli. Na homenagem de hoje (1º), Lêda Selma, deu livros de presente ao prefeito, que entregou uma placa comemorativa pelo aniversário da academia. “Desde que surgiu, em 1939, a Academia Goiana de Letras vem acompanhando e participando do desenvolvimento da nossa capital. Essa homenagem de hoje nos deixa muito honrados”, conta Lêda.

Kleber Adorno, membro da AGL e secretário municipal de Cultura, disse que a homenagem de hoje é uma forma do prefeito Iris Rezende e do Município reconhecerem o trabalho fundamental desenvolvido pela academia.

A Academia Goiana de Letras funciona no emblemático “Sobrado Rosa” na Rua 20 no Centro, construído em 1935. O sobrado em estilo art déco, foi tombado como patrimônio histórico e artístico estadual em 1998. Ostenta o nº 1 no Livro de Registros do Cartório de Imóveis de Goiânia. A sede foi batizada de Casa Colemar Natal e Silva, em homenagem a fundador da AGL. Como parte das comemorações dos 80 anos da academia, no estacionamento ao lado, foi inaugurada uma galeria aberta com artes plásticas e poesias.

Mais de uma centena de eventos

A homenagem desta terça-feira (1º) foi mais uma das atividades da programação do aniversário de 86 anos de Goiânia. Serão 31 dias de atividades como atendimentos à população, eventos artístico-culturais, esportivos, mutirões, desfile cívico, exposições de artes, festival de artes cênicas, lançamento de livros e show com a dupla sertaneja João Neto e Frederico.

Atividades desta semana

Hoje, às 20 horas, no Teatro Goiânia, acontece a segunda apresentação da primeira ópera genuinamente goiana: “Décima Quarta Estação”, como música de Estércio Marques Cunha e texto de Miguel Jorge (que é membro da Academia Goiana de Letras), Coro e Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Nesta quinta-feira, às 9:00, no gabinete do prefeito Iris Rezende, está programada a sanção da Lei que cria o Museu Frei Confaloni e também encontro com artistas plásticos.

Desde ontem (terça-feira) até 31 de outubro, sempre às 20 horas, o mercado municipal da Rua 74, será palco para o Projeto ‘Sons de Mercado”, toda noite com uma atração musical diferente.

Na sexta-feira, dia 4, ocorre o lançamento do livro “Histórias de Goiânia”, do escritor Bariani Ortêncio, às 10:30 no Paço Municipal.