A Saúde de Goiás reforça a necessidade de ações de prevenção em monitoramento dos casos da varíola dos macacos. Até o momento, já são 12 casos confirmados no estado. A superintendente interina de Vigilância em Saúde, Cristina Laval, disse em entrevista à Sagres, que o número de casos pode aumentar nos próximos dias.

“Estamos aguardando o resultado laboratorial de alguns exames, mas já esperamos um aumento nos casos. A OMS já estabeleceu que a doença é uma emergência de saúde e nesse caso, é necessário reforçar as medidas de prevenção e controle para que não tenhamos uma crise sanitária por aqui,” disse a superintendente.

Segundo Cristina Laval, os médico e técnicos da rede de saúde de Goiás já estão sendo treinados para tratar casos da varíola do macaco.

“Até o momento já realizamos três grandes capacitações para que os profissionais de saúde estejam aptos a suspeitar da doença, coletar material para que sejam feitos os diagnósticos corretos e fazer o manejo clínico dos pacientes. Os contatos suspeitos ainda são monitorados por uma equipe multiprofissional”, afirma Cristina.

Assista a entrevista completa:

Leia mais: