Sabe aquele jogador que não aparece na foto? Em muitos momentos não participa do coletivo nem no time reserva? 

As motivos vão da opção do treinador até a questão técnica.

Madison foi a revelação do Campeonato Goiano em 2019, só que perdeu espaço no Goiás Esporte Clube. No Vila Nova, o atacante Ramon que foi artilheiro do time no Estadual, em muitos jogos da Série B, não aparece na lista de relacionados. Denílson que era para ser o substituto de Junior Brandão, acabou não correspondendo a expectativa. 

Todos os anos e praticamente todos os clubes acabam cometendo equívocos nas contratações. Muitos garotos revelados na base não conseguem se firmar. Com isso vários jogadores acabam ficando esquecidos no elenco e sem uma perspectiva de uma sequência de jogos. Busquei na memória alguns desses exemplos nos nossos representantes no Campeonato Brasileiro.

Goiás Esporte Clube 

Goleiros Paulinho e Matheus passaram a temporada sem oportunidades e a contratação de Tiago Cardoso reforçou a impressão que a comissão técnica ainda não tem a confiança nos jogadores. Revelados nas categorias de base, Jefferson, Léo Telles, Thalles e Madison não tiveram grandes chances na disputa do Brasileirão. O lateral Breno marcou um gol na decisão do Goianão, só que passa longe de ameaçar o titular Ernandes. 

Contratados por se destacarem no Campeonato Goiano, o atacante Jacó e o lateral direito André Krobel não agradam. O zagueiro William que veio do futebol do Mato Grosso é a quarta opção para o sistema defensivo, que é o ponto fraco do time no Brasileirão. Fábio Sanchez que se recuperou de uma cirurgia no joelho, já está treinando, mas não pode utilizado porque não foi regularizado. 

Departamento Médico: Marcelo Rangel, Elyezer e Rezende.

Vila Nova Futebol Clube

Matheus Kayzer foi contratado no início do ano, mas não conseguiu ganhar espaço. É a terceira opção, atrás de Rafael Santos e Pasinato. O volante Dener que voltava de contusão, foi contratado depois de passar 2016 sem jogar no Figueirense, pelo time colorado também não jogou. 

O sistema ofensivo, que foi o calcanhar de aquiles vermelho em 2018, teve Ramon e Reis que foram titulares na maior parte do Goianão – escanteados em boa parte da Série B. Sandes Neto não jogou e Rafael Barros que chegou com fama de artilheiro no Acre, não mereceu uma chance de verdade.

Departamento Médico: Brunão e Keké

Atlético Clube Goianiense

Garotos revelados na base rubro negra não tiveram oportunidades no Campeonato Brasileiro – casos de Cristhyan, Pablo, João Pedro e Zé Augusto. O goleiro Léo que veio do Atlético Paranaense para resolver o problema na meta, virou a terceira opção, atrás de Klever e Jefferson. Danilo Ribeiro, lateral que veio do Iporá e Warian, volante ex-Corinthians, são exemplos de jogadores que não aparecem na foto.

O volante Matheus Trindade chegou no primeiro momento para ser observado. Jogou no Sub-23 e vem sendo relacionado, porém não recebeu uma grande oportunidade – ao contrário de Denílson, que com a saída de Júnior Brandão para Bulgária, teve sua sequência, mas decepcionou. 

Dois que receberam muitas oportunidades foram o lateral Mascarenhas e o meia Tomas Bastos e que agora, devido a problemas internos (palavras do técnico Wagner Lopes), estão momentaneamente fora dos planos.

Departamento Médico: Edson Júnior