Acontece em Goiânia os jogos da LIIBRA (Liga Internacional de Basquete de Rua), o maior torneio de basquete de rua do Brasil e no último sábado (18), os jogos movimentaram a Praça do Avião, no Setor Aeroporto. Contudo o evento não se resume apenas ao basquete. Ainda assim a LIIBRA conta com participações de Hip Hop, Break e a arte do grafite.

CUFA - Breno Cardoso
Foto: Paulo Massad / Sagres Online

Ainda assim a LIIBRA é um evento que tem a organização e apoio da CUFA (Central Única das Favelas) e em Goiás, tem Breno Cardoso como presidente. De acordo com o dirigente a importância do evento transcende a prática do esporte em si, é uma forma de divulgar, expandir a identidade, a cultura que vem da periferia.

“A intenção é essa, que a gente possa através de uma mobilização, mostrar pra toda a sociedade qual é a identidade da cultura urbana. A cultura de rua, da periferia que muitas vezes, pra muitos, acaba sendo marginalizada por não conhecer a identidade dessa população. Que na grande maioria é uma população trabalhadora, do bem, que se esforça todo dia e acaba sendo marginalizada. Porém, se esquecem que a periferia é a cadeia produtiva desse país. Além disso, o país só gira, só acontece porque a base da pirâmide está produzindo, movimentando. Então a intenção da LIIBRA e da CUFA é mostrar a cultura desse povo, a manifestação de identidade que esse povo tem”, destacou Breno Cardoso.

Narrador e atleta

Felipe Auguso - LIIBRA
Foto: Paulo Massad / Sagres Online

Ao todo 16 jogos movimentaram o sábado (18), na Praça do Avião na fase classificatória da LIIBRA. Além disso, uma característica dessas partidas é a presença de um narrador, dentro da quadra, movimentando a partida, interagindo com jogadores e plateia. Contudo isso não significa que o narrador não possa ser atleta também. Por exemplo, Felipe Augusto que começou movimentando as primeiras partidas do dia e depois, também jogou e perdeu no último lance da partida.

“Jogamos um esporte que eu amo de paixão, que é inexplicável. Estávamos ganhando o jogo, faltavam três segundos pra acabar, eles acertaram um arremesso de três pontos e venceram por um ponto de diferença. Então o basquete é assim, é emocionante e a CUFA está de parabéns, depois de treze anos a LIIBRA está de volta”, pontuou Felipe Augusto.

Embora lamente a derrota na partida, Felipe Augusto também deixa um recado sobre o significado do evento. “Representa uma harmonia, com o grafite, hip hop, basquete de rua. Então tinha que ter mais vezes. Dessa forma eu agradeço a CUFA, a LIIBRA e acredito que podem surgir novos talentos assim.

Talentos da LIIBRA que movimentaram a Praça do Avião

Rafael Novaes - atleta LIIBRA
Foto: Paulo Massad / Sagres Online

Os times são compostos por moradores de diversos lugares de Goiânia e do interior do estado. No entanto, dentre os atletas, tem aqueles que vieram morar na capital do Estado de Goiás como Rafael Novaes. Inicialmente Rafael que é natural de Ouro Preto-MG, chegou em Goiânia para estudar. Rafael se formou e faz doutorado na UFG, além de ser apaixonado pelo basquete de rua. Segundo ele o sentimento de satisfação é enorme, principalmente pela dificuldade de conseguir praticar o esporte que tanto gosta, no dia a dia.

“É muito legal estar aqui, joguei basquete minha vida inteira e é muito difícil a gente ter espaço. Além disso é difícil a gente ter uma tabela nas quadras e quando tem o pessoal joga, aparece. Então quando tem um evento desse, a gente fica muito satisfeito, queremos sempre ter mais gente jogando. Vendo isso, eu fico muito satisfeito”, afirmou Felipe Novaes.

Kauã Teixeira - LIIBRA - Praça do Avião
Kauã Teixeira / Foto: Paulo Massad – Sagres Online

Kauã Teixeira é outro atleta que veio de fora, nesse caso, de Brasília e hoje mora em Aparecida de Goiânia. Para Kauã a disputa da LIIBRA é algo “inesquecível”. Ainda assim o jovem ressalta a importância do projeto, “é muito importante. Principalmente porque tem várias pessoas que poderiam estar na rua, fazendo coisa errada e a CUFA trouxe pra cá. Assim, tirou do mau caminho, colocou no esporte e eu espero que cresça ainda mais no Brasil o basquete de rua”, avaliou Kauã.

Agenda da LIIBRA nos próximos dias

LIIBRA - Praça do Avião
Foto: Paulo Massad / Sagres Online

Agora os próximos jogos da LIIBRA acontecerão no dia 25 de junho, ainda na Praça do Avião. Porém será o início das fases eliminatórias. Logo depois, no dia 2 de julho acontecem as partidas das fases finais da LIIBRA, ainda na Praça do Avião. Por fim as finais acontecerão no dia 9 de julho. Porém o palco das finais será outro. De acordo com Breno Cardoso, presidente da CUFA Goiás, será montada uma arena na Feira Hippie, na Praça do Trabalhador, para as disputas das últimas partidas da LIIBRA 2022.