Mais de 100 empresas jornalísticas japonesas se unem em campanha contra o Aquecimento Global

O objetivo desta campanha é, por meio da divulgação de informações e engajamento do público pela mídia, promover a compreensão de por que é necessário limitar o aumento da temperatura média global a 1,5ºC acima do nível pré-industrial, propor ações concretas para frear o clima mudança, incluindo o aquecimento global, e incentivar indivíduos e organizações a mudar seu comportamento.

108 empresas de mídia japonesas voluntárias no SDG Media Compact anunciaram, na última sexta-feira (17) o lançamento da “Promessa de 1,5°C. Aja agora para parar o aquecimento global”, uma campanha para alavancar o poder da mídia para pedir ações climáticas. Esta é a primeira campanha conjunta em nível de país do mundo por empresas de mídia que são membros do Pacto Global de Mídia. O Sistema Sagres faz parte do Pacto Global desde maio de 2020.

O título da campanha “Promessa de 1,5 ºC” simboliza a determinação de que todos os indivíduos e organizações apoiem e ajam para cumprir as promessas que as Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) fizeram na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) na última Novembro. O slogan, “Aja agora para parar o aquecimento global”, é uma mensagem para instar ações concretas para manter viva a meta de 1,5°C.

As empresas de mídia que participam desta campanha aumentarão a compreensão do público sobre a realidade das mudanças climáticas por meio de seus programas, conteúdos editoriais, sites, mídias sociais e eventos. Além disso, eles vão propor ações para ampliar e acelerar as ações climáticas e mostrar como a “Promessa de 1,5ºC” é de fato relevante para cada indivíduo e organização. Além disso, espera-se que essas empresas participantes definam esforços de ação de clima organizacional mais ambiciosos.

Melissa Fleming, subsecretária-geral da ONU para Comunicações Globais que lidera o Departamento de Comunicações Globais da ONU, comentou: é uma questão de extrema urgência. A ciência nos diz que a vida e os meios de subsistência das pessoas estão em jogo. A crise climática ameaça todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nossos estilos de vida têm um impacto profundo em nosso planeta, e todos nós podemos fazer parte da solução. O Japão, como um grande emissor de gases de efeito estufa – mas também como um grande inovador em sustentabilidade, tecnologias verdes e eficiência energética – pode liderar o caminho. Estou ansioso para ver esta campanha mobilizar ações em todo o Japão e inspirar outros a seguirem o exemplo.”

A necessidade de manter a meta de 1,5ºC

Limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC acima do nível pré-industrial foi proposta pela primeira vez como um esforço a ser perseguido no âmbito do Acordo de Paris adotado em dezembro de 2015. Na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), realizada em Glasgow, no Reino Unido, em novembro passado, as Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) reafirmaram esse compromisso. Conforme descrito no relatório especial Aquecimento Global de 1,5ºC publicado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) em 2018, manter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC em vez de 2ºC ou mais pode evitar muitos dos impactos das mudanças climáticas.

Para manter essa meta de 1,5ºC, o IPCC afirma que as emissões de CO2 devem ser reduzidas em 45% até 2030 em relação ao nível de 2010 e até 0% líquido por volta de 2050 globalmente, e que as emissões de outros gases de efeito estufa (GEE), incluindo o metano, também devem ser reduzido significativamente. De acordo com a atualização do relatório Síntese Nacional de Contribuição Determinada publicado pelo Escritório da UNFCCC em novembro passado, no entanto, com a atual meta de redução de GEE dos países, as emissões de GEE aumentarão em quase 14% globalmente em 2030 em relação ao nível de 2010. Relatórios baseados em evidências científicas, como o Sexto Relatório de Avaliação do IPCC, tornaram-se a voz de alerta neste estado de emergência. 

A mudança climática 2021: a base da ciência física, que é o relatório publicado pelo Grupo de Trabalho I do IPCC em agosto do ano passado, analisou que a temperatura média global já subiu 1,1ºC e que esse aumento é atribuível às emissões de GEE provenientes de atividades humanas. Além disso, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) chocou o mundo ao afirmar em seu relatório WMO Global Annual to Decadal Climate Update for 2022–2026 publicado em maio deste ano que a probabilidade de o incremento de temperatura exceder o limite de 1,5ºC ao longo de cinco anos entre 2022 e 2026 é quase 50%.

À medida que a escalada da mudança climática está afetando muito o Japão, entre outros países, como clima extremo ou desastres climáticos, como ondas de calor e grandes tufões, atingem o país quase todos os anos, o relatório do Grupo de Trabalho II do IPCCMudanças Climáticas 2022: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade publicado em fevereiro deste ano analisou que os desastres climáticos devem se tornar ainda mais intensos e frequentes no futuro.

SDG Media Compact

O SDG Media Compact foi estabelecido pela ONU em setembro de 2018 para mobilizar os recursos e a criatividade de organizações de mídia e empresas de entretenimento em todo o mundo para promover o esforço para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 10 de junho, 279 empresas aderiram ao SDG Media Compact globalmente. 170 delas são empresas de mídia japonesas, representando uma parcela significativa dos membros. A campanha “Promessa de 1,5°C”, que reúne os pontos fortes dessas empresas de mídia, é acompanhada por uma ampla gama de mídias de vários portes, incluindo TV, rádio, jornais, revistas e mídia online, e tem como objetivo convocar pessoas em todo o Japão a tomar medidas para manter a “Promessa de 1,5°C”.

Informações do Departamento Global de Comunicação da ONU