Com a equipe da Renapsi e da Sagres 730, jovens aprendizes recebem premiação de projeto Vai Que É Copa (Foto: Carol Ongaratto)

Se dependesse destes jovens aprendizes, o sonho do hexa certamente não ficaria para 2022. Os goianos João Marcelo Miranda, de Goiânia, Ana Natália Ventura, de Itaberaí, e Mariana Destefano, de Piracanjuba, foram os vencedores do projeto Vai Que É Copa, promovido pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) e pela Rádio Sagres 730. 

No projeto, que teve início em junho, antes da Copa do Mundo da Rússia, jovens aprendizes de todo o país, vestindo a camisa da Renapsi, encaminharam dezenas de vídeos com mensagens de incentivo e apoio à Seleção Brasileira. 

rpa 2724

Os jovens Ana Natália, João Marcelo e Mariana Cândida (Foto: Carol Ongaratto)

A cerimônia de encerramento foi realizada nesta segunda-feira (13) no auditório do Núcleo Seu Jaime, que ficou lotado. O jovem João Marcelo, de 17 anos, faz parte do programa Jovem Aprendiz há nove meses. O vídeo vencedor recebeu mais de 4 mil votos. Ele sonha em ser ator e conta de onde veio a inspiração para enviar a mensagem à equipe canarinho no mundial. 

“Eu fiz um primeiro texto, mas não deu certo, fiz outro, foi rapidinho. A inspiração foi o Brasil mesmo, pesquisei algumas imagens de alguns lugares. Quero agradecer muito a quem votou. Tenho amigos que me contaram que foram em lan house só para votar, meu avô acordava 3 horas da manhã para votar. O jeito é chamar todos eles para jogar vídeogame agora (risos)”, agradece. 

A segunda colocada, Ana Natália Ventura, de 14 anos, é jovem aprendiz desde março e sonha em cursar medicina e fazer especialização em oncologia. No entanto, foi cantando em tom maior que ela conquistou os colegas, com mais de 2,7 mil votos na finalíssima. 

“Pensei em cantar, porque é uma coisa que eu gostou muito. Cantei uma música que fala sobre a Copa, gravei o vídeo e deu certo. Sou evangélica, canto na igreja desde os 7 anos. Minhas palavras são de gratidão não só para quem votou, mas quem apoiou, esteve comigo, meus amigos, minha família, as pessoas que realmente acreditaram em mim”, afirma.

https://www.youtube.com/watch?v=K7axEylihHE 

Egressa do programa Jovem Aprendiz, Mariana Destefano, de 18 anos, completou o “pódio” goiano. Ela conta com orgulho que vem de família do campo, e que estudou até o ensino médio em uma escola da zona rural em Piracanjuba, e começou o curso superior de fisioterapia custeando as mensalidades com o trabalho realizado junto à Renapsi. Ela diz que passa a ideia da aprendizagem adiante aos amigos. 

“Isso ajuda muito a gente. Sempre digo aos meus colegas que só se consegue tudo trabalhando. Muitos dos meus colegas entraram junto comigo. Foi incrível. Quando andávamos na rua com o crachá e com a camiseta, as pessoas nos respeitavam. Não era qualquer jovem, mas sim um jovem que estava trabalhando, responsável. O programa enobrece a gente”, ressalta. 

{gallery}2018/projetovaiqueecopa{/gallery}

Fotos: Carol Ongaratto

Jovens aprendizes de 22 estados, dos quais cinco capitais, enviaram vídeos para a iniciativa. Não apenas os votos, mas a escolha da organização também foi decisiva para determinar os vencedores. A coordenadora educacional do Núcleo do Interior, Roberta de Souza, disse que o projeto e o engajamento dos jovens Vai Que É Copa superou as expectativas. 

“Foi muito positivo, foi muito além do que a gente esperava. Foi até difícil de selecionar os vídeos. Fizemos um crivo, e os mais votados iriam para a final. Hoje a Renapsi está em 22 estados. Foi uma surpresa muito grande o pódio ser todo de Goiás”, pontua. 

Para acessar todos os vídeos, basta acessar a página do projeto Vai Que É Copa, clicando aqui.

{gallery}2018/projetovaiqueecopadois{/gallery}

Fotos: Johann Germano/Sagres On