Estão abertas as inscrições para o intercâmbio cultural na Europa, destinado a jovens do Programa Jovem Trabalhador. A ação levará 10 jovens aprendizes a Barcelona ainda este ano e é destinada a jovens que ingressaram no Programa até 31 de março de 2024.
Os interessados em participar da seleção para o intercâmbio devem acessar o site do programa para efetuar a inscrição. O prazo vai até o dia 22 de setembro. As etapas de seleção incluem inscrição, análise de notas escolares no ensino regular ou superior, mediante apresentação do boletim escolar ou acadêmico e a avaliação do desempenho no programa de trabalho, incluindo assiduidade no curso e/ou na atividade prática, participação nas aulas e comportamento.
Nesta terça, 17, a primeira dama do Tocantins, Karynne Sotero, visitou o polo da Demà Jovem by Renapsi e gravou um vídeo para as suas redes sociais reforçando o convite para que os jovens a efetuarem as inscrições.
“Vão ser selecionados 10 jovens do nosso Programa Jovem Trabalhador para ir para Barcelona. O intercâmbio é uma oportunidade transformadora para que os jovens conheçam novas culturas, ampliem seus horizontes e adquiram experiências que farão toda a diferença no seu futuro profissional e pessoal. Estou muito animada em ver o entusiasmo dos participantes do programa Jovem Trabalhador, que já é o maior programa de aprendizagem para jovens de 16 a 21 anos da Região Norte do Brasil”, afirmou.
Seleção será regionalizada
Com o objetivo de possibilitar que jovens de todas os cantos do Tocantins tenham chance de ser selecionados para o intercâmbio, o comitê de seleção composto por representantes do Governo do Tocantins e da Demà Jovem by Renapsi dividiu o estado em 10 microrregiões para ampliar as oportunidades para o interior.
“Os critérios foram estabelecidos de forma muito democrática e irão valorizar os jovens que se dedicam tanto na escola, quanto na sua formação laboral teórica e prática. Ao dividir o estado em 10 microrregiões a gente entende que os jovens do Jalapão, e do Bico do Papagaio terão as mesmas oportunidades que os jovens dos maiores centros. Já temos um bom volume de inscrições e estamos ansiosos para que os tocantinenses vivam essa experiência”, afirmou Patrícia Lucena, Gerente Expansão Norte da Demà Jovem by Renapsi.
Até o fechamento desta matéria, 248 jovens já haviam se inscrito para a seleção do intercâmbio cultural. O Programa Jovem Trabalhador é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com a Demà Jovem by Renapsi. Com 3 mil jovens em todo o estado, o programa tem o status de maior programa de inclusão laboral da região Norte, tendo jovens contratados em todos os municípios tocantinenses.
Este será o terceiro intercâmbio cultural promovido pela Demà Jovem by Renapsi. Em 2022, os jovens do Programa Aprendiz do Futuro viajaram à Europa através do Programa Jovem Embaixador e em novembro de 2024, os 12 vencedores do Desafio da Matemática, também do Programa Aprendiz do Futuro, irão à França.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.
Leia mais: