Muitas pessoas estão no mercado profissional certas de que estão aptas a liderar equipes, mas não estão. No geral querem ser chefes pelo glamour. Alguns nem gostam de se relacionar com os colegas de equipe. Um dos erros mais comuns de profissionais destacados, principalmente em ascensão na carreira, é acreditar que basta ser competente para “ser chefe”, e que isso é ser bem sucedido. Desempenhar com excelência as funções designadas é fundamental. Porém, saltar na carreira para liderança e gerir uma equipe, é necessário saber não apenas se relacionar com a equipe. Ok, estamos todos habituados a conviver em sociedade, só que para muita gente isso(interagir com pessoas) ainda é um desafio. 

Numa organização, o relacionamento interpessoal se torna ainda mais profundo, por vezes melindroso, afinal nem sempre os interesses confluem. Lembrando que é com os colegas de trabalho que passamos a maior parte do nosso dia e executamos tarefas, trocamos ideias e informações. Esses colegas tem histórias distintas, assim como uma vida pessoal acontecendo na paralelo. Uma boa liderança e gestão de pessoas deve ser capaz de manter o ambiente de trabalho harmonioso, onde o convívio seja prazeroso para a equipe.  

Um bom líder deve ser capaz de compreender as aspirações de cada talento e motivar sua equipe para alcançar os objetivos da corporação. Ele deve inspirar confiança e respeito, proporcionando ambiente de trabalho prazeroso, isso exige muita sensibilidade. Em geral, os cargos de liderança devem ser ocupados por pessoas muito bem treinadas e capazes de compreender e valorizar os outros, assim como também devem saber o momento de intervir e corrigir rumos. Saber a hora de sorrir, de chorar, de abraçar, de empurrar…

Entre as habilidades de um líder, cabe citar a capacidade de contagiar os outros, a energia positiva e o entusiasmo.

Um líder que conhece e trabalha suas potencialidades e fraquezas, assim como dos seus colaboradores, faz com que sua liderança seja fluida, respeitosa e produtiva.

Para as organizações, é essencial criarem condições que encorajem os talentos a seguirem a carreira de líder. Todos – organização, líderes e profissionais integrantes das equipes – ganham quando há sintonia e engajamento no foco pelo objetivo comum.

Ser líder exige bagagem profissional, mas exige sensibilidade e muito equilíbrio emocional.

 

Captura de Tela 2018-12-02 às 21.35.30.pngBruno Netto é CEO da BN54 Comunicação