(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Seis meses depois de manifestar contrariedade com as substituições dos responsáveis pela segurança pública em Rio Verde, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Lissauer Vieira (PSB) anunciou em um vídeo em suas redes sociais a indicação do coronel Ricardo Rocha como comandante do 8º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM) no município. Segundo Lissauer, a indicação foi feita por ele, pelo deputado Chico KGL (DEM), pelo prefeito Paulo do Vale (sem partido) e por todos os vereadores da cidade. Lissauer afirmou que o governador e o secretário Rodney Rocha atenderam ao pedido.

{source}
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O presidente da <a href=”https://twitter.com/assembleiago?ref_src=twsrc%5Etfw”>@assembleiago</a>, Lissauer Vieira, <a href=”https://twitter.com/lissauervieira_?ref_src=twsrc%5Etfw”>@lissauervieira_</a> , anunciou, em suas redes sociais, a escolha de novo comandante da PM em Rio Verde <a href=”https://twitter.com/hashtag/jornalismo?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#jornalismo</a> <a href=”https://t.co/8xKfXb38A8″>pic.twitter.com/8xKfXb38A8</a></p>&mdash; Rádio Sagres 730 (@sagres730) <a href=”https://twitter.com/sagres730/status/1220015566628495360?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 22, 2020</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (22), durante lançamento de parceria para ampliar o atendimento na Agrodefesa, o governador foi perguntado sobre a nomeação e respondeu apenas: “Isso é um assunto da [Secretaria de] Segurança Pública. A Segurança pública saberá explicar”. Desde que tomou posse, Caiado vinha afirmando que não haveria nomeações políticas na Segurança Pública e que tanto o secretário Rodney Miranda, quanto o delegado-geral da Polícia Civil, Odair José, como o comandante da PM, Renato Brum, teriam liberdade para montar a equipe com quadros técnicos.

Em julho do ano passado, o presidente da Assembleia reclamou da troca de comandos das Polícias Militar e Civil no município. “Nós que somos agentes públicos nem sempre podemos fazer tudo o que gostaríamos para o bem da população, mas se não podemos melhorar, é importante dialogar, e principalmente, ouvir os moradores, que vivem a realidade do município, antes de tomar qualquer decisão”, afirmou em entrevista à imprensa local ao se manifestar sobre as mudanças realizadas pelo governo.

O secretário Rodney Miranda também participou do vídeo do anúncio de Ricardo Rocha. Ele disse que o coronel Sanches, comandante do 8º CRPM, vai assumir Águas Lindas, elogiou o trabalho dele e que tinha certeza que Rocha fará um trabalho “no mesmo nível” do coronel Sanches. Para Rodney, o coronel Rocha é um homem de operação e que a secretaria tinha de reaproveitá-lo na área operacional, oportunidade que surgiu agora, assim como a de manda-lo de volta “a sua casa”. O coronel Ricardo Rocha já foi comandante do 2º CRPM em Rio Verde.

Desde fevereiro de 2019, o coronel Rocha respondia Assistência Militar da Assembleia Legislativa. Ele já foi acusado de liderar um grupo de extermínio que agia na capital do Estado e no Entorno do Distrito Federal pela Operação Sexto Mandamento, mas foi inocentado. Em abril de 2018 a justiça determinou seu afastamento de qualquer função de comando da PM. Na época ele era subcomandante geral e ficou afastado até setembro, quando nova decisão judicial cassou a anterior e ele retornou ao cargo.

Em nota à Sagres, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), “esclarece que todas as escolhas relacionadas à alocação dos integrantes das forças policiais são feitas com base em critérios técnicos, conforme a necessidade de cada região”. A secretaria afirmou, ainda, que desde o início da atual gestão, o governador Ronaldo Caiado deu “total liberdade para que a SSP montasse a equipe de comando das forças de segurança com base em aspectos estritamente profissionais”.