Luciano Goiano comemora um dos gols que marcou com a camisa do Vila Nova

Filho de vilanovense, torcedor do clube colorado, formado na base do tigre. Este é Luciano Santos Gonçalves, mais conhecido como Luciano Goiano. Com a camisa alvirrubra, ele conquistou dois títulos estaduais, em 1993 e 95.

Luciano foi artilheiro do Campeonato Goiano de 1995, com 25 gols. Ele também foi o principal goleador colorado, ao lado de Tim, no Campeonato Brasileiro da Série B de 1999, com 7 gols.

Na década de 90, Luciano foi um dos principais jogadores do Vila Nova. Além das conquistas, o atacante marcou a passagem dele pelo Onésio Brasileiro Alvarenga por ter marcado um dos cinco gols colorados na lendária virada por 5 a 3 sobre o Goiás.

Uma artrite séptica no joelho obrigou o jogador a encerrar a carreira com apenas 30 anos. Antes de parar, Luciano defendeu o arquirrival do Vila Nova, o Goiás, por uma temporada.

Em entrevista ao jornalista Rafael Bessa e ao coordenador da equipe de esportes da Rádio Sagres 730, Charlie Periera, o ex-jogador deu detalhes daquela tarde memorável. O atacante considera a grande virada de 1999 como o maior feito dele no clube colorado. “Eu fui campeão em 1995 e em 1993, este em cima do Goiás, mas o que ficou marcado foi o 5 a 3. A importância de eu ter feito um gol naquele jogo foi de ficar para sempre lembrado na história”, ressalta.

O jogador faz questão de lembrar os detalhes daquela tarde de março de 1999. Ele recorda que estava no banco de reservas. No decorrer da semana, Luciano havia contado ao treinador Tata que era acostumado a fazer gols no rival. “Quando o placar era de 3 a 2 para o Goiás, eu fui no banco trocar as chuteiras. O treinador disse que estava na hora de eu fazer o gol. Eu disse a ele que iria fazer, e tive a felicidade de marcar o quinto”, recorda.

Luciano conta que acabou mudando o estilo de finalização de última hora. Segundo ele, quando dominou a bola, a intenção era chutar forte, mas como a redonda ficou muito próxima dele, e viu o goleiro saindo, optou por tocar por cobertura.

 

Jogo diferente

O ex-jogador não esconde que tratava o clássico contra os esmeraldinos de maneira diferente dos demais jogos. “A semana é diferente, com outra concentração. Aquela vibração de querer vencer. Os outros jogos são rotineiros. O clássico mexe com a emoção do jogador, principalmente, do prata da casa”, salienta.

Como jogou nos dois rivais, Luciano foi questionado sobre qual torcedor incentivava mais. O jogador não teve dúvidas em apontar os colorados. “Com certeza, a torcida do Vila faz mais diferença”, crava.

Atualmente, Luciano é proprietário de uma escolinha de futebol em Goiânia. O ex-atacante destaca que segue acompanhando os jogos do Vila Nova, mas diz que raramente vai ao estádio.

Luciano destaca o melhor momento do Vila Nova, mas não aponta o time colorado como favorito para o clássico deste sábado, 5. “Vai vencer quem errar menos” opina.