O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defende que a questão climática seja levada para o currículo das escolas públicas em todo o país. Lula participa da programação que antecipa a Cúpula da Amazônia, denominada Diálogos Amazônicos.
Lula entende que uma criança ao receber ensino sobre as consequências do clima para a natureza e o homem, pode ajudar na conscientização de pais e mães.
O presidente explicou que ainda não houve debate sobre o assunto no governo. Para Lula, o tema precisa ser levado a escolas de ensino fundamental de todo o país.
“Uma nova consciência política e, por isso, vou dizer uma coisa que ainda não discuti com o governo, que é tentar levar a questão climática para as escolas de ensino fundamental. Tem de estar no currículo das escolas públicas deste país, a questão do clima, nós vamos apostar que uma criança de 8,9,10 anos pode ajudar o pai e a mãe”, disse o presidente.
Luiz Inácio Lula da Silva disse que o trabalho em relação a este assunto apenas está começando.
Quero levar a questão climática para as escolas públicas, para que nossas crianças ajudem a conscientizar suas famílias.
— Lula (@LulaOficial) August 6, 2023
🎥Audiovisual/PR pic.twitter.com/SM4chkVI4K
Cúpula da Amazônia
Na próxima terça e quarta, dias 8 e 9 de agosto, ocorre a Cúpula da Amazônia, em Belém-PA. A Cúpula pretende definir políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável da região.
Os oito países integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), uma organização intergovernamental que forma o único bloco socioambiental da América Latina.
Já estão confirmadas as presenças dos presidentes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru e Venezuela.
Nesta segunda, 7, haverá uma reunião entre os ministros das Relações Exteriores e do Meio Ambiente dos oito países amazônicos.
Na terça-feira, dia 8, acontece a Cúpula propriamente dita, com os presidentes e representantes dessas nações.
Na quarta-feira, dia 9, ocorre a reunião ampliada, com os países e organismos convidados.
Por fim, no dia 10 haverá uma reunião organizada pelo IBGE com as diversas entidades de financiamento que estarão presentes na cúpula.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13- Ação contra a Mudança Global do Clima; ODS 15 – Vida Terrestre; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.