Sagres em OFF
Rubens Salomão

Lula defende petróleo na Margem Equatorial: ‘quero que seja explorado, mas temos que pesquisar’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender, nesta quarta-feira (12), a exploração de petróleo na Margem Equatorial do Amapá. O presidente, no entanto, afirmou que, antes, é preciso fazer pesquisa. “Não é que eu vou mandar explorar [o petróleo], eu quero que ele seja explorado”, afirmou. “Agora, antes de explorar, nós temos que pesquisar”, completou Lula à Rádio Diário FM, de Macapá.

Lula lembrou da necessidade de autorização para fazer a pesquisa. Nesse contexto, o presidente afirmou que há a previsão de uma reunião entre a Casa Civil e o Ibama na próxima semana para analisar a viabilidade da Petrobras começar esse trabalho na Margem Equatorial. “Nós temos que ver se tem petróleo, nós temos que ver a quantidade de petróleo, porque muitas vezes você cava um buraco de dois mil metros de profundidade e você não encontra o que imaginava encontrar”, ponderou Lula.

“O que não dá é para a gente ficar nesse ‘lenga-lenga’. O Ibama é um órgão do governo, parecendo que é um órgão contra o governo. […] A Petrobras é uma empresa responsável, tem a maior experiência de exploração em águas profundas, vamos cumprir todos os ritos necessários para que não cause nenhum estrago na natureza”, adicionou. O presidente mencionou também que para a construção da transição é necessário dinheiro. E que, se o governo souber que há uma riqueza para ser explorada, não faria sentido não explorar.

margem equatorial lula
Foto: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista para a Rádio Diário FM, de Macapá, na Granja do Torto, em Brasília – DF. (Crédito: Ricardo Stuckert / PR)

Margem Equatorial

A exploração de petróleo ao norte, na costa brasileira, figura entre os principais planos da Petrobras. No planejamento estratégico, a companhia prevê investimento de US$ 3,1 bilhões para a perfuração de 16 poços na Margem Equatorial até 2028. A área se estende pela costa do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Localização

Um dos focos é na região da Foz do Amazonas, onde a estatal possui projeto para perfuração de poço a cerca de 170 km da costa do Amapá e a 2.880 metros de profundidade. Ambientalistas são contrários à exploração de petróleo na Margem Equatorial, alegando que pode trazer prejuízos à fauna e à flora locais, além de gerar riscos à população.

Pressão

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), defende a exploração de petróleo na região e tratou do assunto em audiência recente com Lula. Após o encontro, o Ibama informou que a solicitação da Petrobras ainda está em análise pela equipe técnica.

Leia mais da Sagres Em OFF

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12  Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13 – Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas: