Lyceu formou prefeitos e foi referência intelectual

O Lyceu de Goiânia é um dos espaços mais tradicionais da cidade. Uma caminhada pela Rua 21, no Centro da cidade, é um convite para uma viagem ao início do século passado. O colégio foi inaugurado em 27 de novembro de 1937 e por lá passaram intelectuais, além de ilustres figuras da política da cidade que se tornaram prefeitos da cidade e até ministros.

O projeto de construção do prédio do Lyceu de Goiânia foi desenvolvido pelo próprio arquiteto Attilio Correa Lima. O prédio foi tombado em 2003, como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Atualmente o Lyceu é um colégio de ensino de tempo integral, e atende cerca de 500 alunos entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio. A unidade foi o primeiro colégio estadual da capital e oferecia o que hoje é conhecido como Ensino Médio.

A proposta do Lyceu de Goiânia foi preparar os estudantes para os cursos de nível superior. O Lyceu faz parte de um modelo educacional que surgiu na Grécia, se expandiu pela Europa e chegou ao Brasil em 1837.

Em Goiás, o primeiro estabelecimento do tipo foi o Lyceu de Goyaz, em 1846. Quando Goiânia foi construída, a unidade na antiga capital do estado foi mantida. O Lyceu tinha um caráter elitista, mas que aos poucos foi modificando.

Na década de 1960, ganhou nova roupagem, se transformando numa escola secundária de formação humana e intelectual que pudesse incluir estudantes de outras camadas da população.

(Foto: Rubens Salomão)

Ilustres

Pelo Lyceu de Goiânia passaram pessoas importantes no cenário local e nacional da política, como os ex-prefeitos Iris Rezende, Nion Albernaz e Pedro Wilson. O ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, foi outro ilustre que passou pelo Lyceu.

Os escritores José J. Veiga, José Mendonça Teles, Bariani Ortêncio e Bernardo Élis foram alguns nomes da cultura goiana que por ali estudaram.

Estrutura atual

O Lyceu de Goiânia possui uma edificação de grande porte e dispõe de instalações físicas para os serviços essenciais administrativos, pedagógicos, laboratórios de biologia, química e física e informática, biblioteca, sala de leitura, duas salas de projeção, sala de jogos.

Há banheiros masculinos, femininos, para uso dos professores; salas de aulas, secretaria, coordenação, cozinha, espaço para recreação, duas quadras de esporte aberta e uma quadra de esporte fechada.

Nome

Em maio de 1976, era aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás, por unanimidade, a Lei Estadual nº 8110, que oficializou o nome de “Lyceu de Goiânia” ao então conhecido oficialmente como “Colégio Estadual de Goiânia”.

Goiânia 90 Lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

(Foto: Rubens Salomão)

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.