Samuel Straioto
Samuel Straioto
Jornalista do Sistema Sagres, editor e apresentador da Arena Repense. Estudante do 5º período do curso de Direito na Unifasam.

Mais da metade dos estudantes de ensino superior em Goiás abandona os cursos

A maior parte de estudantes que iniciam uma graduação numa instituição de ensino superior em Goiás, não conseguem concluir o curso. 54% dos alunos de faculdades, centros universitários e universidades no estado, acabam interrompendo a formação.

Os dados fazem parte da 13ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgados nesta terça-feira (20), pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil. As informações levam em consideração os dados referentes ao ano de 2021.

O percentual de estudantes de não conseguem concluir o curso leva em consideração tanto a rede pública, quanto a privada, assim como os regimes de ensino presencial e EAD (Educação à Distância).

A desistência é maior na rede privada: 57,7% dos alunos de instituições de ensino particular não conseguem concluir o curso sem interrupção. Já na rede público, o percentual é inferior, na ordem de 46,4%.

A taxa de conclusão na rede privada é de 26,9%, enquanto na rede pública é de 23,6%. Já a taxa de permanência nas instituições particulares é de 15,4%, enquanto nas geridas pelo Estado é de 29,6%.

Região

Os dados também analisam as diferentes regiões de Goiás. O maior índice de evasão é na rede privada no Sul Goiano, em 58,7% e a menor é no centro do estado, na ordem de 44,6%.

Dados adicionais

Goiás tem 7,2 milhões de habitantes e 116 instituições de ensino superior. Em 2021, data de referência do levantamento foram feitas 280 mil 974 matrículas, sendo 76,9% na rede privada.

41,5 mil estudantes concluíram a graduação em 2021, 33,0% em cursos EAD. Nos cursos presenciais, houve queda de 6,7% de concluintes: 9,5% na rede privada. No EAD, houve crescimento de 40,8%: 47,1% na rede privada.

Brasil

O Brasil segue com altas taxas de evasão. De acordo com os dados, a taxa de conclusão é de apenas 26,3%, com as maiores taxas de concluintes em cursos presenciais e EAD na rede privada.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia outras notícias sobre educação

Enem registra maior número de inscritos desde 2020, mas ainda fica longe do período pré-pandêmico

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.