Na última segunda-feira (20), a Prefeitura de Anápolis realizou o lançamento do e-book “Conviver: Paz sim! Bullying não!”, resultado do concurso feito com alunos do Ensino Fundamental matriculados na rede pública do município.
Ao todo, foram 330 alunos inscritos. Para participar do concurso, os estudantes deveriam enviar desenhos ou poesias que abordassem o tema de combate ao bullying e reflexões sobre temas como empatia, respeito e cooperação.
Premiação
De acordo com a gestora do Centro de Educação a Distância (CEADI), Mary Aurora da Costa Marcon, o concurso é um modo de estimular a criatividade dos estudantes das escolas de Anápolis, especialmente com o apoio da linguagem poética.
“O tema do concurso “Paz sim! Bullying não!” representa a proposta de conscientizar sobre a importância da convivência e do respeito mútuo, em especial nos ambientes escolares, com a finalidade de promover a prevenção e o combate ao bullying, na promoção da cultura de paz, tolerância e respeito à diversidade”, explica.
Ao final do período de análise, dez desenhos e nove poesias foram selecionados, representando classes do 1° ao 9° ano.
Cultura da Paz
Para a gestora da CEADI, a iniciativa é uma forma de desenvolver a habilidade de comunicação visual e permite a transmissão de mensagens de modo eficaz e criativo.
Ademais, é um modo de “fortalecer a autoestima, valorizando as produções artísticas e reconhecendo as potencialidades”, afirmou.
Confira uma das poesias selecionadas:
O que é bullying?
Hoje vou falar de uma coisa séria
Que não é difícil acontecer.
Estou falando do bullying
Isso é pior do que pode parecer.
Vou explicar o bullying físico
Que é empurrar, beliscar e bater.
A criança não pode aceitar
Não deixe isso te abater.
Corra para a tia mais próxima
Não tenha vergonha de nada
Grite, conte, peça ajuda!
Você não está sozinho nessa parada.
As tias são nossas amigas
Estão lá para nos ajudar
Você pode ter certeza que elas vão resolver
E novamente em paz você poderá estudar.
(Acsa Reis Siqueira – 4° ano)
E-book
Todos os desenhos e poesias selecionados formam a publicação digital lançado pelo programa Educa Anápolis. De acordo com a gestora Mary Aurora da Costa Marcon, o e-book passa a integrar o acervo de livros da biblioteca municipal de Anápolis.
“Ele irá apoiar os professores em suas aulas, quando for tratar da temática, disseminando a cultura de paz nas escolas. Em aulas de projetos integradores do CEADI, serão trabalhados as poesias e os desenhos para melhor interpretação e conscientização, buscando uma comunidade escolar inclusiva”, afirma.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade