Sustentabilidade dá o tom em exposição “Reciclos – Criando Novas Perspectivas” 

Consumo, reciclagem e sustentabilidade – a arte a partir do que muitas vezes vai para o lixo. Com essa premissa a mostra itinerante “Reciclos – Criando Novas Perspectivas” traz obras interativas de artistas e propõe uma reflexão sobre a relação de consumo. Com entrada gratuita e ferramentas de acessibilidade, a mostra está em cartaz na Caixa Cultural Recife até setembro. A mostra está na sua segunda edição e já foi exibida em São Paulo, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Salvador.  

Na última semana uma turma de jovens da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) do Polo Recife visitou a exposição como parte das atividades do curso, que busca incluir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU dentro do conteúdo programático. 

“Gostei da obra, que retrata o rosto de uma mulher catadora, relatando o seu trabalho que realiza todos os dias e traz a questão racial. Achei muito bacana a exposição, que trouxe algo que realmente precisa ser visto. Muito interessante, nos faz perceber independente do material que for usar é arte. Os materiais recicláveis trouxeram vida a essas obras”, afirmou o jovem Mariano Junio, que agradeceu ainda a iniciativa da instituição em desenvolver atividades culturais.   

Em sua segunda edição, além de ampliar o número de artistas e obras, o projeto passou a contar com espaços de interatividade como jogos e oficinas que promovem o acesso a informações e curiosidades sobre a cadeia da reciclagem.  

Leia mais: 

Reciclagem

Dentre as obras expostas estão, por exemplo, pássaros feitos de fios elétricos, mural produzido com latas de alumínio e esculturas de madeira e isopor. A exposição evidencia a importância do descarte correto dos resíduos, assim como as possibilidades de desenvolver novas práticas – artísticas, culturais, econômicas, entre outras.  

“Essa exposição instiga a sensibilidade do público a partir da criatividade do compromisso com a preservação do meio ambiente. Utilizando latas de alumínio, fios elétricos, isopor, plástico, papelão, vidro, madeira, ferro e outros metais, eles produziram painéis, esculturas, instalações, objetos, vídeos e serigrafias. Fomos conhecer e apreciar esses trabalhos com a turma. É sempre proveitoso e prazeroso instigar nossos jovens a conhecer novos espaços culturais e despertar a curiosidade para outros olhares relativo a reciclagem. Foi massa vê-los explorando novos ambientes”, afirmou a instrutora da Renapsi Recife, Eliana Papais.  

O pássaro de fios foi a obra que mais chamou a atenção do jovem Lucas Henrique – Foto: Divulgação

A obra preferida do jovem Lucas Henrique, de 20 anos, foi a do pássaro feito com fios. Ele elogiou a iniciativa de unir arte e preservação ambiental.  

“Achei uma ideia muito boa e inteligente, pois podemos juntar ambas as partes para fazer algo único e que chame a atenção da população. Pra mim foi uma experiência muito boa e única, como foi minha primeira vez lá achei bastante interessante. Atividades assim aproximam mais os jovens e fazem com que sintam mais interesse em conhecer e se aprofundar mais a arte e a cultura de nosso país”, avaliou.  

Esta é a segunda edição da Reciclos, que conta com idealização e realização da Rede Educare e curadoria do ativista ambiental e grafiteiro Mundano. Neste ano, ao todo nove artistas de ativismo ambiental assinam os trabalhos. São eles: Odé Frasão, Rodrigo Machado, Iskor, André Inea, Kelly Reis, Everaldo Costa (Ever), Bruna Serifa, Luna Bastos e Subtu. O patrocínio é da Novelis e Ball Corporation via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal e apoio CAIXA. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12 – Produção e Consumo Responsáveis