Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Educação, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de vagas em creches no Brasil em relação à demanda segue preocupante.

De acordo com o levantamento, de todas os pequenos entre 0 e 3 anos no país, 7,2 milhões aguardam por uma vaga em creches. Ainda segundo os dados, deste montante, 34%, ou seja, 2,5 milhões de crianças ainda estão sem matrículas em alguma unidade.

Os dados são de 2022. Além disso, outras 4,1 milhões de crianças não estão nas creches por decisão dos pais, já que a etapa não é obrigatória.

PNE

O Plano Nacional de Educação (PNE) preza que o Brasil deveria atingir, em 2024, 50% das crianças entre 0 e 3 anos na creche. Atualmente, esse índice está em apenas 36%.

Dados do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) Obras, do Ministério da Educação, apontam que o Brasil possui mais de 700 construções ou ampliações de creches atrasadas atualmente. Ademais, dessas, 90% estão paradas. Além disso, algumas apresentam tantos problemas e burocracia e há tanto anos tempo que nem seria mais possível retomar os trabalhos.

Recursos

Em fevereiro, o MEC anunciou a destinação de R$ 250 milhões para retomar obras paralisadas em todo o país. De acordo com o ministro Camilo Santana, além de quadras esportivas em 27 estados, 1.236 prédios, entre creches e escolas de ensino fundamental, foram considerados para construção.

À época, Santana explicou ainda que os pagamentos se dariam a Estados e Municípios através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No total, são quatro mil obras que precisam de conclusão no campo da educação, que fazem parte de 14 mil identificadas pelo governo federal em todo o país.

Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 03 – Educação de qualidade

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