Uma recente pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) revelou que 42% dos jovens brasileiros, entre 14 e 24 anos, possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre educação profissional. Apesar da relevância da educação profissional para a carreira e a inserção no mercado de trabalho, a pesquisa aponta que 52% dos jovens de 14 a 17 anos não têm conhecimento sobre o assunto.

Este desconhecimento é ainda mais acentuado entre aqueles com menor escolaridade (62% entre os que possuem até o ensino fundamental), alunos de escolas públicas (42%, comparado a 27% das escolas particulares) e jovens de famílias com menor renda (52% para quem possui renda familiar de até um salário mínimo e 34% para mais de cinco salários mínimos).

Apesar do desconhecimento, 56% dos jovens manifestam curiosidade em cursar uma formação técnica, com destaque para os mais novos (62% entre 14 e 17 anos). O interesse é maior entre estudantes de escolas públicas (57%) em comparação com os de escolas particulares (48%).

“A pesquisa reforça a necessidade de falarmos mais sobre a educação profissional. Considerando as altas taxas de evasão do ensino médio e o fato de que só cerca de ¼ dos estudantes vão para a faculdade quando terminam a educação básica, entendemos o porquê de os jovens, especialmente os mais novos, enxergarem nos cursos técnicos e de qualificação um caminho para conseguir o primeiro emprego e para continuar os estudos”, avalia o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal.

Participação

A pesquisa revela ainda que apenas 29% dos jovens frequentam ou já frequentaram algum curso profissionalizante. Destes, 75% avaliaram a experiência como ótima e importante. A aprovação aumenta para 89% entre os jovens de 22 a 24 anos e 88% entre aqueles com ensino superior.

O Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (Ipri) conduziu a pesquisa entre os dias 3 e 9 de maio, entrevistando 2.007 jovens de todas as unidades da federação. A amostra é representativa da população jovem brasileira, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Leia também: