Tocantins debate desafios para a Juventude em Diálogos Regionais do Y20

Representantes da juventude tocantinense, do Governo do Tocantins, prefeituras e sociedade civil de diversas cidades do estado se reuniram em Palmas (TO) para debater os principais desafios para a juventude tocantinense durante a edição local dos Diálogos Regionais do Y20, o grupo de engajamento da juventude do G20, que reúne as maiores economias do mundo. 

Com os eixos: Inclusão e Diversidade; Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável; e Inovação e Futuro do Mundo do Trabalho, as discussões tiveram início na sexta, 2, e se estenderam até sábado, 3, quando aconteceu a plenária para a apresentação e aprovação das recomendações de cada eixo temático. O documento com as propostas será publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins e incorporado à documentação oficial do Y20. 

“É muito importante que a gente participe das tomadas de decisão e por isso a presidência brasileira do Y20, ligada à presidência brasileira do G20, tomou a decisão de fortalecer esses mecanismos e criar os diálogos regionais. Aqui a gente está tendo a oportunidade de discutir temas importantes, mas principalmente de envolver jovens nesse debate e escutar suas percepções”, afirmou o presidente do Y20, Marcus Barão. 

A rodada de debates no Tocantins contou com ainda com a participação de duas delegadas brasileiras do Y20, escolhidas em uma seleção pública marcada pela diversidade e representatividade: Mahryan Sampaio – Mudanças Climáticas, Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável; e Daniela Costa – Inclusão e Diversidade. Os encaminhamentos dos Diálogos Regionais serão apresentados na cúpula da juventude do G20 que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 17 de agosto. 

Inovação e Futuro do Mundo do Trabalho

O eixo temático de Inovação e Futuro do Mundo do Trabalho foi marcado pela presença de gestores municipais das cidades de Paraíso do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Guaraí e Santa Rita.

“Foi um momento de extrema importância para nosso Estado. A maioria das pessoas composta em nosso grupo era de gestores e tinha uma parcela da sociedade civil. Pudemos compartilhar experiências e discutir políticas públicas voltadas para nossos jovens, incluindo a inovação e o futuro no mundo do trabalho. Costumo dizer que os jovens são o presente e o futuro do mundo. Espero que aconteçam mais momentos como esse. Foi lindo ver a participação e contribuição de todos”, afirmou a diretora Municipal de Juventude de São Sebastião do Tocantins, Rayahne Ramos.

Além dos gestores públicos e representantes da juventude estadual, organizações da Sociedade Civil como a Demà Jovem by Renapsi também participaram do eixo. 

“Apesar do pouco tempo, nossa discussão foi muito produtiva. Com a nossa atuação entendemos que os desafios do mercado de trabalho passam desde o interesse e preparo emocional do jovem, à sua formação para o mercado, até chegar ao acesso ao emprego em si. Tudo gira em torno da oportunidade”, ressaltou Isac Maciel, especialista em projetos e coordenador do Programa Jovem Trabalhador, da Demà Jovem by Renapsi, que atende 3 mil jovens no Tocantins. 

Aos 15 anos, Anna Lara é jovem aprendiz na capital tocantinense e destacou o seu interesse em participar das discussões na etapa Tocantins dos Diálogos Regionais do Y20. 

“A importância é a experiência que a gente vai adquirir estando inserida nesses assuntos,  estando dispostos a discutir sobre, trazer novas ideias para complementar o tema.  Nós somos futuro, nós vamos decidir o que estará acontecendo, então a nossa participação é muito importante para para abranger vários assuntos que nos impactam”, destacou. 

Entre as recomendações do Eixo Temático: Inovação e Futuro do Mundo do Trabalho, os participantes propuseram a Ampliação da oferta de equipes multidisciplinares nas escolas, como ferramenta para a promoção da saúde mental e emocional, bem como a criação de um fundo específico para este fim, de modo a não onerar o SUS e o FUNDEB com esta demanda. 

Além disso, foram propostas a realização de Feiras das Profissões com apresentação de profissões que sigam as tendências do mercado de trabalho, bem como oferta de cursos de formação e oportunidades de emprego através da instituição de Parcerias Público-Privadas. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 0 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

Leia mais: