O governador Marconi Perillo (PSDB), por meio da Secretaria de Desenvolvimento (SED), formalizou nesta sexta-feira (5) em Goiânia, acordo com o Governo Federal para oferta de mais 3.413 vagas em cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

No total, serão oferecidos 54 cursos, distribuídos em 43 municípios, que atenderão os setores produtivos diversificados em Goiás e os arranjos produtivos locais, como os de confecção e apicultura. As matrículas para os cursos podem ser realizadas até o dia 18 de novembro e o início das atividades também está previsto para a segunda quinzena do mês.

Em discurso na solenidade no Palácio Pedro Ludovico Texeira, no Setor Central, o governador falou sobre a importância da qualificação profissional. Em seguida, destacou a função da SED para o crescimento econômico no estado de Goiás.

“É uma secretaria extremamente abrangente e cujas áreas sew interconectam com esse objetivo de favorecer o desenvolvimento do estado acima da média nacional. Goiás tem sido uma referência nas exportações, colaborando com a balança comercial brasileira, tem sido muito importante na melhoria do nosso PIB. Em 18 anos, multiplicamos o nosso PIB por dez vezes e o volume de exportações por 25 vezes”, destaca.

A chefe do Gabinete de Gestão, Capacitação e Formação Tecnológica, Soraia Paranhos, destacou que as vagas são ofertadas pelo Governo Federal e que o governo estadual realizou uma análise de demandas para a disponibilização dos cursos em 43 municípíos.

“O Estado de Goiás também é uma unidade ofertante. Além de articular as demandas, ele trabalha também como oferta de educação profissional por meio do Pronatec”, pondera.

O Ministério de Indústria e Comércio Exterior, responsável pelo Pronatec, foi representado pelo diretor de Tecnologias Inovadoras, Rafael Henrique Moreira, que apontou que o programa, criado durante a gestão do PT no Governo Federal, será ampliado na gestão de Michel Temer (PMDB).

“Há uma demanda muito clara no setor privado por vagas que necessitam de uma maior qualificação profissional. Neste sentido, o enfoque do programa é suprir estas vagas. Então não é formar por formar, apenas para dar um diploma, e sim para formar com enfoque no emprego.

Até o final do ano serão disponibilizadas em todo o país cerca de 150 mil vagas para o Pronatec. As inscrições para os mais de 3 mil cursos de qualificação disponibilizados pelo programa em Goiás podem ser feitas pelo site até o dia 18 deste mês de novembro.

Com informações do repórter Rubens Salomão