O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) rebateu as críticas feitas pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) de que o “tucano” teria “prostituído” o transporte coletivo da região metropolitana, a partir da integração de outras cidades ao sistema, com valor único de tarifa. Em resposta à coluna Sagres em Off, Perillo argumentou que Iris foi omisso na gestão do transporte e tenta responsabilizá-lo indevidamente.

“Iris Rezende precisa assumir que foi omisso, como de fato foi, na gestão do transporte coletivo de Goiânia. Afinal, quando assume, como o fez hoje, que se “afastou” da discussão acerca da solução para o sistema do transporte público, Iris faz uma confissão de culpa em relação à omissão dele para um problema que aflige os goianienses há décadas”, afirmou o ex-governador por meio de nota direcionada à coluna.

Marconi diz que Iris não assume os erros e equívocos de gestões e ao final da carreira política procura se apropriar de obras que não realizou. Perillo relembrou promessa feita em campanha eleitoral de 2004 que Iris disse que “resolveria o problema do transporte em seis meses”.  

“Se a imprensa tem pressionado o prefeito em relação ao assunto, é porque, mesmo com três mandatos recentes, a partir de 2005, Iris não tomou providências legais ou administrativas contra as empresas do transporte público, nem teve capacidade para estabelecer novas bases para os contratos”, afirmou Perillo em outro trecho da resposta.

Outro ponto destacado pelo ex-governador foi quanto a colocação feita por Iris Rezende que ao reforçar o transporte metropolitano seria uma tentativa de esmagá-lo politicamente. Marconi Perillo argumentou que não.

“Jamais guiei meus atos administrativos com a motivação “esmagar” Iris. Muito pelo contrário. A intenção era impedir que os usuários andassem – esses sim, esmagados – em ônibus lotados. Sempre quando tivemos mandatos concomitantes, tive sempre as mãos estendidas para sua gestão à frente do Executivo municipal, com objetivo de melhorar o transporte público na Região Metropolitana de Goiânia e do Eixo Anhanguera”, destaca o ex-governador.

A resposta na íntegra de Marconi Perillo pode ser conferida no blog do Samuel Straioto no Sagres Online.

Declarações

As declarações de Iris Rezende direcionadas a Marconi Perillo foram feitas durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (18). Iris foi questionado pela Sagres sobre possível paralisação das empresas de ônibus neste final de ano. O prefeito ressaltou que o problema é pior do que se imagina e a origem teria sido por conta das ações de Perillo para unificar valor da tarifa em toda a Região Metropolitana.

Paralisação

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia (SET) soltou uma nota na noite desta sexta-feira (18), e informou risco de paralisação parcial do serviço, fato que foi confirmado por volta de 8 horas. O sindicato informou que está trabalhando para que ela não se prolongue além do final de semana.

As concessionárias esperam retomar normalidade na segunda-feira. Foi reforçada a busca por uma solução para a crise e que uma possível saída poderia ser o cumprimento, pelos municípios, do Plano Emergencial formulado pelo governo estadual. O 13º salário dos funcionários não foi pago na totalidade.

Inaugurações

O prefeito Iris Rezende fará inauguração neste sábado (19), da ponte da Vila Alpes sobre o córrego Cascavel. O governador Ronaldo Caiado (DEM) deve participar do evento. Na terça-feira (22), data de aniversário de 87 anos do emedebista, Iris fará a entrega de parte do complexo viário da Jamel Cecílio, com a liberação da parte de cima do elevado.  O restante da obra será entregue pela gestão do prefeito eleito, Maguito Vilela (MDB). Outras obras serão inauguradas nos últimos dias de mandato de Iris Rezende.

Covid-19

Após retorno ao trabalho presencial no início do mês, casos de Covid-19 foram identificados em servidores do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.  Foram dois casos confirmados na Secretaria da Retomada. Em nota, a Secretaria de Administração informou que outros três funcionários da mesma Pasta também foram diagnosticados, mas estavam em teletrabalho.

Todos foram afastados do expediente presencial e se recuperam em casa, sem sintomas graves. Sanitização foi realizada nesta sexta no segundo andar do palácio. Na próxima segunda, o trabalho volta ser realizado de forma presencial.