Marcos Pontes durante palestra em Goiânia (Foto: Samuel Straioto / Sagres On)

O futuro ministro do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), Marcos Pontes, astronauta brasileiro que foi para o espaço, esteve em Goiânia nesta quinta-feira (1). Na ocasião ele disse que ainda não há uma definição sobre o remanejamento das universidades federais do Ministério da Educação (MEC) para a área de Ciência e Tecnologia.

“Não isso ainda está em discussão. Por enquanto eu estou esperando receber uma ordem de ‘decolagem’ se isso pode ou não ser feito. Depois que a gente vai começar a pensar em impactos”, disse.

Pontes afirmou que ainda não há nenhuma proposta pronta e que depende de um posicionamento do presidente Jair Bolsonaro. Em resposta à Rádio Sagres, o futuro ministro explicou que está sendo aguardada a conclusão dos estudos feitos pela equipe econômica para redução de ministérios.

Marcos Pontes concedeu palestra a estudantes durante lançamento do torneio de robótica 2018, organizado pelo Sesi e Senai. Ele disse que retornaria ao espaço no ano que vem, mas que devido ao convite de Jair Bolsonaro para ser o ministro de Ciência e Tecnologia, Pontes declarou que foi melhor ter aceitado a missão do país do que a dele.