A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, juntamente com José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, marcaram presença no lançamento do evento Fórum Super Cidades Educadoras Ambientais, Climáticas e Antirracistas. O evento, que ocorreu nesta quarta-feira (26) no campus da universidade, reuniu autoridades e especialistas para debater o impacto do racismo ambiental e buscar soluções inclusivas para comunidades vulneráveis.

O destaque do fórum foi o painel “A Justiça Climática como Ferramenta de Desconstrução do Racismo Ambiental”, que reuniu autoridades e especialistas em meio ambiente para discutir estratégias e políticas que visam transformar a realidade de comunidades afetadas por questões ambientais e sociais.

Uma das iniciativas do fórum inclui a simulação de uma intervenção das Brigadas de Conscientização e Intervenção Ambientais e Climáticas. O modelo, que poderá ser replicado em várias cidades do Brasil, envolve jovens e adultos de áreas sujeitas a desastres naturais, como queimadas e inundações. Eles serão treinados por bombeiros voluntários e enfermeiros em técnicas de resgate e primeiros socorros.

A primeira brigada é composta por dez jovens da Zona Norte de São Paulo, três enfermeiras e dez profissionais especializados em resgates. Conhecida como Brigada “Climáticos”, a equipe estará equipada com dois veículos de deslocamento e um jet ski, prontos para atuar em situações extremas identificadas pelas salas de monitoramento.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática

Leia também: