Desde o início da semana uma massa de ar frio se movimentou da Argentina até chegar ao Brasil. A presença dela trouxe chuva, frio e até neve para algumas regiões. A última vez que o país teve um frio dessa dimensão foi em 1985. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia de Goiás (Inmet), a frente fria deve chegar ao estado nesta sexta-feira (21) declinando as temperaturas para 12°.
No Rio Grande do Sul, o impacto da frente fria surpreendeu a população com frio de -5° e neve. De acordo com especialistas a região é úmida, por isso o estado registrou chuva. Assim como em Bom Jardim da Serra (SC).
TEMPO | Neve em Bom Jardim da Serra (SC) em vídeo do Chalés Altos da Montanha. pic.twitter.com/0VFvzKcMbN
— MetSul.com (@metsul) August 21, 2020
São Paulo também já está sentindo a diferença climática. O Inmet chegou a emitir um alerta laranja por conta do declínio na temperatura. O estado registou mínima de 5°. Vale lembrar que antes da chegada da massa de ar frio São Paulo registrava temperatura entre 25° e 27°.
Goiás

No início da semana os termômetros marcavam entre 35° e 37° em algumas regiões do Estado. Mas essa realidade começou a mudar na manhã desta sexta-feira (21). Os goianos sentiram um vento mais gelado e um sol mais tímido.
Jataí, que fica na região sudoeste do Estado e que recebeu a visita da frente fria primeiro, registrou 16° esta manhã. No início da semana a temperatura variava entre 32° e 34°.
Em Bonfinópolis o clima está ameno. Welson Nascimento trabalha na cidade e registrou um céu aberto e disse que o clima estava ameno essa manhã.
Já Camila Nogueira, moradora de Aparecida de Goiânia disse à Sagres 730 que na cidade o sol está quente, mas o vento frio é constante.
Bairro Ilda em Aparecida de Goiânia (Foto: Camila Nogueira)
Goiânia

Em Goiânia os climas se diferenciaram entre setores. A jornalista do Sistema Sagres, Tandara Reis, mostrou em uma foto o céu aberto do setor Sul e disse que o frio ainda não chegou por lá. “De manhã não estava fazendo muito frio. A temperatura marcava 16°, mas tinha sol e vento”, detalha.
A temperatura deve ser menor a partir de amanhã na capital. Em entrevista à Sagres 730, no início da semana, Elizabeth Alves disse que a frente fria atingiria primeiro a região sudoeste do Estado para então chegar a capital. “A frente fria vai entrar pela região sudoeste, declinando a temperatura pela manhã, no sábado (22), aqui em Goiânia”, explicou.

Por outro lado, a fonoaudióloga Thássya Ávila, que trabalha no setor Oeste disse que por lá o céu já estava mais fechado, porém, o clima ainda era quente.
No setor Aeroporto o jornalista do Sistema Sagres, Arthur Barcelos, contou que a manhã foi com ventos fortes e mostrou em uma foto o céu com poucas nuvens. Diferente do setor Central que amanheceu frio, com ventos fortes e um sol tímido.

Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Araguaia, sob supervisão do jornalista Vinicius Tondolo.