Ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), reunião da Executiva do Diretório Metropolitano do MDB. No encontro foi oficializada a pré-candidatura do ex-governador Maguito Vilela ao cargo de prefeito de Goiânia. Evento de apresentação da pré-candidatura acontecerá nesta quinta-feira (10).

A reportagem da Sagres apurou que Maguito comunicou à disposição de disputar o cargo de prefeito pelo MDB. A comunicação foi feita em dois momentos, primeiro para os membros do diretório municipal e em seguida para integrantes da executiva estadual.

O pré-candidato disse que conversou com emedebistas de “raiz”, mais experientes, com os ex-governadores Agenor Rezende Naphtali Alves e outros integrantes, como deputados estaduais, o suplente de senador e ex-deputado federal, Pedro Chaves, entre diversas lideranças.

“Eu vim dar uma satisfação ao diretório metropolitano para anunciar minha pré-candidatura e se eu tinha a aprovação da executiva e do diretório. Eu tenho o apoio unânime do partido. Também me reuni com a direção do diretório estadual e também tive apoio unânime”, relatou Maguito Vilela, em entrevista à Sagres.

Iris Rezende

Maguito havia conversado com o prefeito Iris Rezende na última semana, e novamente nesta terça-feira (8), os dois se encontraram. Iris havia comunicado no dia 25 de agosto que não disputaria reeleição e que encerraria a carreira política. Maguito disse que a última conversa com Iris foi longa.

““Vou anunciar a todo o estado que sou pré-candidato e naturalmente depois da convenção estarei trabalhando para eleição. Conversei com nosso líder maior, o Iris, ele não vai participar da campanha, vai encerrar sua carreira política, foi uma conversa demorada e entre todos os nomes e o meu se destacava”, declarou Maguito.

O presidente do diretório Metropolitano do MDB, Carlos Júnior, declarou que houve o pedido para que Maguito lutasse para dar continuidade na gestão de Iris Rezende na Prefeitura de Goiânia e no legado dele.

“Ele falou com todo o diretório, teve o apoio de todos e colocou o nome à disposição. É uma condição natural, já que o nosso líder, o prefeito Iris decidiu não participar das eleições.  O MDB quer que tenhamos um candidato que defenda o legado de Iris e Maguito tem lealdade e competência para isso”, disse Carlos Júnior.

Vanderlan

Questionado sobre uma eventual disputa como senador Vanderlan Cardoso, caso de fato substitua o deputado federal na disputa eleitoral, Maguito ressaltou que a questão é natural. Ele disse que gosta do PSD e também de Vanderlan. O pré-candidato do MDB relatou que tem boa relação com o senador.

“Como político, a presença dele vai enriquecer o debate, a campanha, assim como os outros candidatos. Não tenho objeção a nenhum candidato. Sempre defendo que os partidos tenham o seu candidato. Não estranho de forma alguma as candidaturas que forem colocadas. Sou democrata, mas o meu partido definiu. Nem de longe tenho direito de escolher concorrentes”, afirmou. Maguito.

Clécio Alves

Na última semana, o vereador Clécio Alves havia se apresentado como pré-candidato pelo MDB. Após a reunião, a tendência é que o parlamentar retire o nome dele no processo, no sentido de evitar disputas internas no MDB.