O evento começou nesta quinta-feira (18) e reúne representante de entidades e associações médicas. Nesse sentido, o workshop é resultado da Portaria nº 650, publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em abril deste ano.

Com o tema “Regulação da abertura de cursos de Medicina e avaliação da formação médica no Brasil”, o evento pretende colaborar com a construção de editais de chamamento público para permitir a abertura de novos cursos de Medicina, assumidos por instituições privadas de Educação Superior.

Portaria

A portaria publicada em abril definiu instruções e pré-requisitos para o chamamento público. Além disso, estipulou o prazo de 120 dias para as análises resposáveis por autorizar o número de vagas em instiuições de educação superior federais.

Confira abaixo o documento na íntegra publicado pelo MEC:

Pautas

Dessa forma, o workshop aconteceu no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na capital federal. Para a programação, estão previstos temas como:

  • Cenário da oferta de cursos e vagas na Medicina no Brasil
  • Formação médica: graduação e residência médica
  • Diretrizes curriculares, corpo docente das escolas médicas e Teste de progresso
  • Avaliação do Ensino Médico no Brasil
  • Indicadores de avaliação empregados pelo Inep

Especialistas

Desse modo, a realização do evento é assumida por representantes da subcomissão interministerial do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS). Além disso, para a participação das discusões, estiveram presentes o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Mário Scheffer e o professor da Academia Nacional de Medicina da Universidade de São Paulo.

Leia mais: