O Ministério da Educação (MEC) lançou neste mês de dezembro uma nova formação dentro do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Elaborado em parceria com o Instituto de Educação de Singapura, o curso de formação em Matemática Básica está disponibilizado gratuitamente no Ambiente de Aprendizagem Virtual do Ministério da Educação (Avamec).
Com mais de 40 horas de carga horária, a formação conta com seis módulos, divididos em 32 unidades. Neles, os participantes da iniciativa irão estudar números; adição e subtração; multiplicação e divisão; dinheiro; comprimento; massa e tempo. As videoaulas se resumem a modelos com passo a passo para o professor aplicar em sala de aula. Além disso, logo após os vídeos, os roteiros com imagens dos quadros utilizados ficam disponíveis para os alunos.
O secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, destaca o desenvolvimento do curso em parceria com o país asiático. Contudo, segundo ele, com respeito às diretrizes da educação no Brasil. “A Formação contou com desenvolvimento de uma equipe, com vasta experiência, do Instituto Nacional de Educação de Singapura, onde o ministro Victor Godoy esteve. O conteúdo, portanto, está fundamentado em evidências científicas e nas melhores práticas de matemática básica, conforme as diretrizes da Política Nacional de Alfabetização”, afirma.
Por fim, o material do PBA pode ainda ser impresso para ser utilizado como apoio em sala de aula. As fichas de atividades e avaliações correspondentes a cada módulo estão disponibilizadas na unidade final.
Leia mais: