O Ministério da Educação participou de discussão em Paris, entre 18 e 21 de abril, sobre políticas dos sistemas educacionais e ensino para sociedades inclusivas. Além disso, houve atualização sobre as contribuições recentes do Grupo de Especialistas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para Educação Superior.

Foi a 33ª Sessão do Comitê de Políticas Educacionais e a 108ª Sessão do Conselho Gestor do Centro para Pesquisa e Inovação Educacional da OCDE. Além disso, o encontro discutiu a digitalização da educação superior, o mapeamento do Aprendizado ao Longo da Vida. Houve ainda apresentação do documento “Panorama Geral sobre Competências 2023”.

Sendo assim, os países participantes debateram problemáticas e projetos recentes. Na sessão, eles abordaram o rápido avanço da inteligência artificial; a revisão do orçamento de 2022 do CERI e definição para 2023/2024; o fortalecimento do impacto da pesquisa educacional; o CERI como intermediador de conhecimento; a atualização sobre as inovações na educação; e o impacto da Covid-19 na educação.

OCDE

A reunião do Comitê de Políticas Educacionais da OCDE é uma oportunidade de estabelecer conexões com outros formuladores de políticas educacionais dos diversos países-membros e conhecer essas políticas nas diversas dimensões da educação.

Nesse sentido, entre elas, políticas para a educação infantil até a educação superior, incluindo as questões da liderança e gestão escolar, formação de professores e desenvolvimento de estratégias de implementação.

“As discussões a respeito de problemas comuns são aprofundadas e o foco é proporcionar trocas de experiências e conhecer soluções exitosas”, destacou a chefe da Assessoria Internacional, Roseli Alves.

*Com informações do MEC

*Esse conteúdo está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 04 e 10 – Educação de Qualidade e Redução das Desigualdades

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