A edição de 2023 do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) recebeu 540 inscrições de filmes. O prazo para inscrever as produções terminou na última quinta-feira (20). O festival, no entanto, ocorrerá entre os dias 13 e 18 de junho de 2023, na cidade de Goiás.

Conforme a secretária interina da Secult, Yara Nunes, o número superou o número de produções inscritas no Fica do ano passado, que foi de 474. “Superou as expectativas. Isso mostra a importância e relevância do Fica para o mercado do audiovisual dentro e fora do país”, afirma.

Leia mais: Fundação Sagres oferece oficina de produção a professores de Anápolis

Serão R$ 366 mil em premiação aos produtores de audiovisual da mostra competitiva. Além das produções regionais e nacionais, o Fica recebeu inscrições de filmes de 23 países como Canadá, França, Portugal e Estados Unidos.

Além disso, das 540 inscrições para o Fica, 277 são da Mostra Internacional Washington Novaes, 223 para a Mostra do Cinema Goiano e 40 para a Mostra Becos da Minha Terra de Curtas Vilaboenses.

Oficinas

As inscrições para a realização de ações formativas durante o festival, porém, seguem abertas. Há vagas para cinco profissionais com experiência na área de cinema e produção audiovisual. Eles realizarão atividades nos formatos de minicursos, ou oficinas e laboratórios de roteiros e projetos de forma presencial durante o Fica 2023.

Para participar, no entanto, basta preencher formulário no site do Fica clicando aqui até sexta-feira (28).

Fica 2023

A 24ª edição do Fica será realizada em parceria também com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e prefeitura da cidade de Goiás.

Além disso, a programação contará com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, shows, feiras e atividades de cunho ambiental. Além das atividades culturais, o Fica 2023 terá ainda a produção de um dossiê. O documento vai ajudar na preservação da memória, permanência e continuidade do festival como política pública efetiva na cidade de Goiás.

O Fica 2023 é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

Leia mais

MEC participa de evento que discute políticas dos sistemas educacionais e ensino para sociedades inclusivas

Educação emocional precisa começar em casa, afirma fundadora de ONG internacional

Veículos de comunicação e a responsabilidade sobre ataques as escolas