A pesquisa JUMA (Juventudes, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) indica que a temática ambiental está entre os temas de maior preocupação dos jovens ouvidos pelo estudo.

Educação é o tema de maior preocupação, seguido pelo combate à corrupção, segurança pública e violência e desenvolvimento econômico.

Os jovens de territórios e comunidades tradicionais foram os que mais disseram acreditar que as pessoas de suas regiões também se importam com o tema. Eles também são os que mais conhecem os conceitos de segurança climática, racismo ambiental e justiça climática.
Segundo o levantamento, temáticas relacionadas ao mundo do trabalho e geração de renda também se destacam.

Leia também

Jovens inovam na agricultura urbana e familiar com soluções sustentáveis

Clima

8 a cada 10 jovens entre 18 e 24 anos ouvidos pela pesquisa concordam que a situação atual é de crise quando o assunto é o clima.
A percepção de que o planeta vive hoje uma crise climática é mais forte para mulheres, pessoas LGBTQIA+ e moradores de periferias e favelas.

Detalhes da pesquisa

1. A maioria dos jovens é negra na faixa dos 18 e 24 anos
2. O tema é mais relevante para jovens que moram na Mata Atlântica, no Pampa e no Pantanal.
3.Os jovens consideram o assunto um dos três mais importantes pessoalmente, sendo ainda maior entre mulheres (23%) e moradores de periferias e favelas (22%)
4.36% dos entrevistados não conhecem o bioma onde vivem
5.Jovens de todos os seis biomas do Brasil responderam à pesquisa: 15% deles no Cerrado; 12% na Amazônia; 10% na caatinga; 3% no Pantanal; 20% na Mata Atlântica e 5% nos Pampas.

​ Termos

Termos que circulam há mais tempo na mídia e na internet acabam sendo os de maior conhecimento do grupo. Exemplos: Aquecimento global (72%) e mudança climática (70%).

Detalhes

O levantamento foi promovido pela Rede Conhecimento Social e pela Em Movimento, em parceria com Engajamundo, Instituto Ayíka e GT de juventudes Uma concertação pela Amazônia, e entrevistou mais de 5 mil jovens.

Clique aqui para ver detalhes da pesquisa

Leia também

Um em cada 3 jovens não sabem o bioma em que vivem, aponta pesquisa

Goiânia abre 180 vagas de cursos técnicos grátis para mulheres em vulnerabilidade social