Que o Brasil é uma referência no futebol não é surpresa para ninguém. O sucesso brasileiro, no entanto, vai muito além de Pelé, Garrincha, Jairzinho, Romário e Ronaldo. No futebol de cegos, a Seleção é praticamente imbatível.
Aliás, o pentacampeonato na Copa do Mundo não é exclusividade dos históricos esquadrões de 1958, 62, 70, 94 e 2002. Além de ser cinco vezes campeã mundial, a seleção de futebol de cegos ainda tem cinco medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos e outras quatro nos Jogos Parapan-Americanos.
Entre as estrelas da equipe está Nonato, autor do gol do título em Tóquio. O ala ofensivo pernambucano contou a sua história na edição 139 do podcast Debates Esportivos. Além disso, falou sobre a preparação do Brasil para os torneios deste ano: o Grand Prix, no mês que vem, o Campeonato Mundial, em agosto, e o Parapan, em novembro.
Wendell Pasquetto e Charlie Pereira receberam ainda Wender Coimbra, vice-presidente da Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás (Acelgo), que disputará a primeira divisão do Campeonato Brasileiro após o título da Série B no ano passado. O Abril Marrom, mês de prevenção à cegueira, também esteve em pauta.
Já a jornalista Ananda Leonel destacou projetos sociais que promovem a inclusão de pessoas com deficiência em Goiás, pauta da última edição do Repense – série de reportagens especiais do Sistema Sagres de Comunicação com temas relativos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Confira a edição 139 do podcast Debates Esportivos
Podcast
Há 30 anos, o programa Debates Esportivos faz parte da rotina do torcedor goiano com os principais fatos do esporte em Goiás com transmissão pela Rádio Sagres 730 AM. Em novo formato e diversas plataformas, você confere o mais respeitado podcast do esporte goiano.