8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Mas a Sagres TV vai estender o seu conteúdo especial sobre a data para o mês inteiro. A empresa promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2020. Então, neste mês, em especial, o conteúdo da emissora vai trabalhar diversos temas ancorados principalmente no ODS 05 – Igualdade de gênero.

A coordenadora de conteúdo da Sagres TV, Laila Melo, explicou que os produtos especiais foram pensados a partir dos programas que a emissora já produz e com conteúdos desenvolvidos especificamente para celebrar e marcar a importância da data. O telespectador vai acompanhar na grade edições especiais do Aperte o Play, do Pauta 1 e Pauta 2. Raiz Brasileira e Arena Repense. Além disso, o Tom Maior vai abordar temáticas sobre a data o mês inteiro e fará um programa especial no dia 7 de março.

Para além do compromisso com a ONU, a  Sagres TV se posiciona com projetos especiais porque acredita que a informação e a educação são chaves para a mudança de tratamento que as mulheres recebem na sociedade. Laila Melo destaca como os problemas históricos deste tratamento afetam as mulheres atualmente. “As mulheres, apesar de serem maioria da população brasileira e mundial, ainda estão sujeitas a sofrerem por seu gênero e tantas outras marcas sociais que as atravessam, como raça e classe”, aponta.

“Meninas de Hoje, Mulheres do Amanhã”

As mulheres são uma presença necessária na sociedade, mas ainda tem desafios para acessar e permanecer nos espaços de visibilidade. No entanto, a jornalista explica que a dificuldade desse acesso não é por falta de qualificação, pois as mulheres são mais escolarizadas que os homens e, mesmo assim, continuam com salários menores que eles nos mesmos postos de trabalho. 

“Apesar de sermos maioria do eleitorado brasileiro, ainda somos sub-representadas em cargos de poder e tomadas de decisão. Meninas aprendem desde cedo os afazeres domésticos, enquanto meninos podem ir livremente jogar bola. Isso nos furta tempo já no início das nossas vidas. Por isso, o mês de março recebe o Dia Internacional da Mulher e nós da Sagres nos posicionamos em pensar e construir um mundo melhor para mulheres que somos hoje e também para as meninas que já estão aqui e as que virão”, afirma.

Os destaques da coordenadora de conteúdo norteiam os conteúdos que a emissora preparou para convidar o seu público a pensar e construir um mundo melhor para todas as mulheres e meninas.

“Dentro deles contamos histórias de mulheres inspiradoras, conversamos com mulheres e meninas para saber que outra mulher a inspira, quais conselhos dariam para as adolescentes e qual mundo as jovens gostariam de ter no futuro. Além disso, elaboramos um conteúdo de reflexão mais profunda a respeito do cenário atual das mulheres. São boletins em que as jornalistas da Sagres trazem estes dados e convida as pessoas a olharem para a Agenda 2030 da ONU”, explica.

Quem te inspira

Um dos projetos é o “Quem te inspira” que apresentará pílulas na programação com o que desejamos para as meninas de hoje e para as mulheres de amanhã. São jovens aprendizes da Renapsi, professoras, empresárias e mulheres das mais variadas profissões que todos os dias vão aparecer na telinha da Sagres TV contando sobre o que são e o que querem para o futuro.

Histórias de mulheres

Também vamos conhecer histórias de quatro mulheres inspiradoras em suas áreas de atuação. O diferencial de cada uma delas são suas marcas sociais na vida de outras pessoas. Em estilo documentário, vamos conhecer Juliana Yamin, que luta pelos direitos e inclusão das pessoas com nanismo, e Janira Sodré, professora que inspira representatividade negra na educação e luta social.

Conheceremos também a história de vida da Adria Jesus, que sofreu um acidente de moto aos 16 anos, em 1999, e após precisar amputar a perna esquerda abaixo do joelho, hoje inspira gerações no esporte paralímpico. Além de Meirinalva Maria e sua representatividade feminina na preservação ambiental, como fundadora do projeto Plantadores de Água.

Boletins com dados do cenário atual

A programação da TV também vai ganhar semanalmente boletins com dados que mostram o cenário atual para as mulheres na sociedade. São oito boletins apresentados pelas jornalistas e estagiárias do Sistema Sagres de Comunicação, para convidar o público a pensar em melhorias na segurança e na qualidade de vida das mulheres.

Os boletins revelam dados sobre educação, trabalho, saúde e bem-estar, violência, participação na política e relação com a economia. Tudo isso com temas que em sua maioria de forma negativa fazem parte do cotidiano das mulheres, como síndrome de burnout, imposto rosa e beleza e filtros.

Programação especial

Pauta 1 – políticas públicas e proteção às mulheres (04 de março)

Pauta 2 – mulheres no trabalho, política e ciência (06 de março)

Tom Maior – programa especial (07 de março)

Raiz Brasileira – mulheres na música sertaneja (09 de março)

Aperte o Play – mês especial com mulheres influentes na carreira geek/gamer

Arena Repense – roda de conversa

Construir um mundo mais justo

Toda a programação da Sagres TV poderá também ser acompanhada nos canais digitais do Sistema Sagres. Os boletins com dados sobre o atual cenário das mulheres na sociedade estarão disponíveis nas redes sociais e os temas serão aprofundados com textos semanais no portal Sagres Online.

Com o conteúdo especial, a mensagem da Sistema Sagres para este mês da Mulher é o reforço de que é necessário juntos construir um mundo mais justo para todas as mulheres e meninas.

“Neste mês do Dia Internacional das Mulheres, reforçamos a importância da equidade entre mulheres e homens. Enquanto a igualdade pressupõe que todos e todas partem do mesmo ponto, a equidade busca garantir que todos e todas tenham as mesmas oportunidades de chegada. A Sagres compromete-se com essa causa e convida o seu público à reflexão e a contribuir para a construção de um mundo mais justo para mulheres e meninas”, disse Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 05 – Igualdade de gênero.

Leia também: