Mercado de Campinas: tradição e adaptação em 70 anos

Herói em meio à intensa concorrência em um dos maiores Centros de Compras do País. Essa é uma das definições do Mercado de Campinas ao longo de seus quase 70 anos de história, desde a construção em 1954. O objetivo inicial do conhecido “Mercadinho de Campinas” era atender os moradores do bairro de Campinas e outros adjacentes com o fornecimento de gêneros alimentícios.

Inicialmente, contava com açougues, bares e mercearias. Só que, com a instalação de grandes supermercados na cidade, o Mercado teve de se adaptar às novas condições impostas pela concorrência. Grande parte dos permissionários tiveram que mudar de atividade para garantir a sobrevivência.

Atualmente, o Mercado conta com cerca de 80 permissionários que oferecem produtos como artigos importados, tecidos, malhas, calçados, refeições, lanches e prestação de serviços. A estrutura passou por reconstrução a partir de julho de 2007, com entrega pelo ex-prefeito Iris Rezende Machado em julho de 2008. 

Para a administração da época: “o Sonho se realizou”. O novo mercado era caracterizado como “bonito, funcional, arejado, com excelente luminosidade, corredores amplos, lojas com excelente desing e preços populares”.

(Foto: Rubens Salomão)

Campininha das Flores

Campinas é o bairro fundador de Goiânia, localizado na região oeste da cidade. O núcleo populacional já existia anteriormente à fundação de Goiânia e surgiu nas primeiras décadas do século XIX, como Arraial de Campinas. Em 1845, a Igreja Católica instituiu a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com sede na localidade.

Em 1853, a povoação foi elevada à categoria de freguesia, passando a fazer parte da Vila de Bonfim (Silvânia, atualmente). Em 1907, Campinas ganhou a denominação de vila, mantendo jurisdição sobre o Patrimônio de Barro Preto – povoação que corresponde à atual cidade de Trindade.

Em 1914, Campinas passou a dispor do status de município, que perderia em 1935 em razão da sua incorporação ao então nascente município de Goiânia. A atual Igreja Matriz de Campinas foi a primeira sede da Arquidiocese de Goiânia, a qual foi fundada em 1957.

Há bastante tempo Campinas é local de um intenso comércio popular e especializado, concentrado sobretudo ao longo da Avenida 24 de Outubro e das adjacências dela. No bairro, fica ainda o Estádio Antônio Accioly, sede do Atlético Clube Goianiense.

(Foto: Rubens Salomão)

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

(Foto: Rubens Salomão)

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.