No início de novembro, a Origens Brasil anunciou a adesão do Mercado Livre, líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, como membro signatário de sua rede. Essa parceria promete ampliar significativamente a visibilidade e as oportunidades de negócios para as 81 instituições de apoio, organizações comunitárias e as 33 empresas que compõem a rede Origens Brasil.
A presença no marketplace do Mercado Livre visa democratizar o acesso ao mercado e fomentar o comércio ético na região amazônica, levando essa abordagem a um número crescente de consumidores.
“Os milhões de consumidores do Mercado Livre terão agora a oportunidade de levar um pouco da Amazônia para dentro de casa, com garantia de origem, rastreabilidade e comércio ético, tendo a chance de conhecer de perto as histórias por trás de cada produto e entender mais sobre como estão contribuindo para a conservação da floresta e das pessoas que vivem nela”, explica a gerente da rede Origens Brasil no Imaflora, Luiz Brasi.
Origens Brasil
A rede Origens Brasil, gerida pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), tem como missão conectar diversos participantes para desenvolver modelos de negócio que valorizem a Amazônia, gerando renda e oportunidades para suas comunidades, ao mesmo tempo em que contribui para a preservação da floresta.
O objetivo central é conciliar a produção sustentável com a conservação e valorização do patrimônio socioambiental da floresta, estabelecendo conexões entre produtores que adotam práticas sustentáveis e empresas de diferentes portes. A interação entre esses produtores e empresas éticas resulta em relações comerciais justas, proporcionando benefícios para todos os envolvidos, incluindo a própria floresta.
“Estamos felizes com o fortalecimento dessa parceria, que vai ao encontro da nossa atuação de apoio à comercialização de produtos da nossa sociobiodiversidade e fomento à bioeconomia. A rede Origens Brasil já era parceira do Mercado Livre na indicação de empreendimentos para o ‘Programa Biomas a Um clique’ e, com essa adesão, vamos trabalhar juntos para darmos ainda mais visibilidade para os empreendimentos da rede na seção sustentável do nosso marketplace”, pontua a gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil, Laura Motta.
Consumidores
À medida que os consumidores demonstram crescente preocupação com a origem e os processos de fabricação de seus produtos, bem como a legalidade envolvida, a rastreabilidade se torna crucial para garantir a procedência. A rede Origens Brasil concentra esforços nesse aspecto desde 2016.
“Ainda há muito trabalho a ser feito, precisamos sempre garantir que as parcerias sejam feitas de forma ética, trabalhando junto com os povos. E estamos muito felizes de poder trazer o Mercado Livre e todos os seus milhões de consumidores para a nossa causa, dando ainda mais visibilidade para as populações tradicionais e povos indígenas e os produtos que fazem parte da rede”, continua Brasi.
Até o momento, a rede Origens Brasil desempenhou um papel fundamental na conservação de uma extensa área de 60,9 milhões de hectares, abrangendo 48 áreas protegidas nos territórios de atuação do Rio Negro, Solimões, Norte do Pará, Xingu e Tupi Guaporé.
Com mais de 4 mil produtores representando 76 grupos sociais e etnias diferentes, incluindo povos indígenas, comunidades quilombolas e populações tradicionais, a rede comercializa 22 ingredientes distintos, como castanha da Amazônia, cumaru, copaíba, farinha de babaçu, óleos, artesanato, borracha e pirarucu. Esses produtos são disponibilizados por meio de 33 empresas membros da rede, com o suporte de 81 instituições de apoio locais e organizações comunitárias.
Transparência
A transparência e rastreabilidade são garantidas por uma plataforma que permite que todos os membros da rede cadastrem informações detalhadas sobre cada produto. Essa abordagem permite aos administradores monitorar os impactos nas populações e territórios.
Para proporcionar fácil acesso a essas informações, cada produto é acompanhado por um QR Code impresso nas embalagens, destacando os impactos positivos e as histórias por trás de sua produção.
“Com essa garantia de origem e rastreabilidade, aliada a transparência e visibilidade das informações aos consumidores, conseguimos atender a essa demanda cada vez maior por um consumo consciente, que alie a aquisição do produto, mas sem perder de vista o modo como ele foi feito, respeitando padrões éticos e justos, tanto sociais, quanto ambientais”, finaliza Brasi.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis
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