Quando se fala em mudanças climáticas o primeiro impacto em que pensamos é no clima. Mas as mudanças que ocorrem no clima impactam diretamente a vida humana, seja na saúde, na produção de alimentos ou na economia. Este ano, por exemplo, os efeitos da crise ambiental já gerou perda de US$ 1,5 trilhão do PIB global.

A informação foi divulgada em relatório pelo Centro de Ciência e Política de Mudança Climática Gerard J. Mangone da Universidade de Delaware, dos Estados Unidos. Outro dado importante do estudo está no peso do custo econômico para os países.

De acordo com o relatório, os países em desenvolvimento sofrem mais com os impactos causados pelas mudanças climáticas. 

Assim, não foi por acaso que os dados do “Loss and Damage Today: How climate change is impacting output and capital“ foram divulgados a poucos dias do início da COP 28, conferência da ONU na qual uma das principais pautas é a criação de um fundo para ajudar os países mais pobres com recursos para a transição energética.

COP 28

A criação do fundo foi estabelecida na COP 27 realizada em 2022, no Egito. Então, as informações do relatório apontam para a necessidade da existência do recurso, pois destaca que a perda ponderada do PIB global foi de 6,3% em 2022, mas os países mais pobres tiveram perda média ponderada de 8,3%.

A Universidade de Delaware analisou 58 modelos econômicos do PIB atual e suas perdas decorrentes das alterações climáticas. Para a Universidade, então, as mudanças climáticas apresentam-se como um novo “risco macroeconômico” na economia dos países.

A transição energética e a eliminação dos combustíveis fósseis estarão no centro das negociações da COP 28 que começa na quinta-feira (30), em Dubai. Mas nem todos os países do mundo podem arcar com recursos próprios os custos dessa transição. 

Portanto, além de metas, a conferência deste ano também deverá solucionar o impasse de um novo financiamento global da transição para os países mais pobres.

*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Global Contra as Mudanças Climáticas e o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Leia mais: