Pessoas com idade entre 5 e 19 anos devem procurar os postos de saúde (Foto: Agência Brasil) 

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo segue até 13 de março. A meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar pessoas entre 5 e 19 anos e evitar a circulação do vírus que retornou ao país depois de 20 anos. A mobilização começou em 10 de fevereiro por todo o território brasileiro. Goiás recebeu 80 mil doses da vacina tríplice viral e o governo estadual distribuiu para os municípios. Segundo a gerente interina de Imunização e Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), já foram vacinadas 12.556 pessoas do público-alvo, mas ela ressalta que as informações são parciais, porque alguns municípios ainda não forneceram as informações.

Dados do Ministério da Saúde revelam que 18.203 casos de sarampo foram confirmados no país em 2019. O órgão registrou 15 óbitos, com o maior número de mortes em São Paulo: 14 no total. O outro óbito foi em Pernambuco. Em Goiás 198 casos notificados em 51 municípios no ano passado. A SES-GO informou que 176 foram descartados, 14 confirmados e 8 ainda seguem em investigação. A SES-GO informou ainda que, este ano, já foram notificados 9 casos suspeitos em 6 municípios. Um foi confirmado, 2 descartados e os outros 6 ainda estão em processo de investigação.

A mobilização nacional de vacinação contra o sarampo está sendo realizada em meio a expansão do alcance do novo coronavírus (Covid-19). O MS já confirmou três casos no país, todos em São Paulo. No entanto, as três pessoas contraíram o vírus fora do país e ainda não há evidência de que ele circula dentro do território brasileiro. Em entrevista à Sagres, a Superintendente de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás, Fluvia Amorim, já havia alertado para a baixa procura pela vacina contra o sarampo e frisou que existem outras doenças circulando no Brasil e causando mortes.

Fluvia Amorim também alertou para a média da vacinação no Estado de 80%, quando o mínimo necessário é de 95%. “Nós temos o sarampo circulando depois de 20 anos no nosso país e no nosso estado, e ainda há municípios com baixas coberturas, baixa procura da vacina”, afirmou. O dia ‘D’ da campanha foi em 15 de fevereiro, a superintendente relatou que houve salas de vacinação vazias em alguns municípios goianos.