Mesmo com a pandemia da Covid-19, o balanço anual divulgado pela Saneago nesta quinta-feira (11) aponta que o órgão estadual obteve lucro de R$ 336 milhões, um aumento de 38% em relação a 2019.

No balanço, a Saneago informa que conseguiu alcançar os números porque passou por um processo de reestruturação em 2019, com “fortalecimento da governança, gestão e capacidade econômico-financeira”.

“Apesar dos efeitos da pandemia, não deixamos faltar água em nenhum lugar e não paralisamos obras. Além disso, estamos alcançando excelentes resultados na ampliação do atendimento com água e esgoto. E não paramos por aí, o lucro registrado será fundamental para garantir os investimentos em obras de expansão nos próximos anos”, disse o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Ainda de acordo com a Saneago, outro destaque para alcançar os índices foi a redução de 5,58% de perdas de água na distribuição, fechando 2020 com 26,9% no quesito, abaixo da média nacional, que é de 39,2% (veja quadro).

Sobre o balanço, o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, destacou que o “último ano foi marcado por muitos desafios. Mas, mesmo com a severa e prolongada estiagem e com o contexto da pandemia da Covid-19, abastecemos com regularidade os 6 milhões de clientes nos 226 municípios onde a Saneago atende. Tudo isso sem deixar de lado o esgotamento sanitário, serviço em que conseguimos uma forte expansão”.

Confira o quadro a seguir

Números expressos em milhares (Fonte: Saneago)