Depois de uma Eliminatória complicada, em que arriscou perder a classificação para a Copa do Mundo de 2022, o México chegou ao Catar sem grandes expectativas. Vaiado no último jogo no Azteca, o treinador Gerardo Martino foi para o Mundial bastante questionado, enquanto o momento ruim do grupo não trouxe ilusão para o torcedor mexicano.

De toda forma, o grupo possibilitou um fio de esperança para os norte-americanos. Além da favorita Argentina, também completaram o Grupo C a frágil seleção da Polônia, dependente dos gols de Robert Lewandowski, e a incógnita Arábia Saudita, empurrada pela torcida local, vizinha à sede do torneio.

Quando a bola rolou, a Arábia Saudita venceu a Argentina, que venceu o México, que empatou com a Polônia, que venceu a Arábia Saudita. Na última rodada, todos tinham chances de classificação. No caso dos mexicanos, além de vencer os sauditas, precisavam de uma combinação de fatores na derrota polonesa para os argentinos.

Por 2 a 0, a Argentina fez o seu dever e venceu a Polônia. Por sua vez, o México também repetiu o placar contra a Arábia Saudita, que descontou no final do jogo para o 2 a 1. Em ambos os cenários, os mexicanos permaneceram na terceira posição. No 2 a 0, por conta dos cartões amarelos (7 contra 5). No 2 a 1, pelo saldo de gols (-1 contra 0).

Leia mais

Em campo, o que se viu foi um México muito mais competitivo e agressivo, apresentando uma figura totalmente diferente das outras duas partidas. Os sauditas aplicaram bem a sua estratégia, marcando alto e dificultando a conclusão das jogadas. Até que Henry Martín abriu o placar e Luis Chávez completou com um belo gol de falta. 

Após 44 anos, os tricolores voltaram a deixar de avançar de fase na Copa. Presente em 17 das 22 edições do Mundial da Fifa, o México se tornou sinônimo de um time competitivo, que dá trabalho para as favoritas, mas que nunca consegue dar o passo seguinte. E depois de sete presenças seguidas nas oitavas, dessa vez nem isso conseguiram.

Nesta quarta-feira (30), no estádio Lusail, em Doha, os mexicanos jogaram como nunca no Catar, mas foram eliminados como sempre em Mundiais.

Leia também