Sagres em OFF
Rubens Salomão

Ministra Marina Silva se antecipa à crise e declara emergência ambiental devido a incêndios florestais

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, declarou estado de emergência ambiental por conta do alastramento de incêndios florestais. Ela apresentou um plano de ações com o objetivo de combater o fogo. O anúncio ocorreu na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília. A ação busca agilizar a contratação de brigadistas federais e definir prioridades para prevenção de queimadas nos estados.

“A construção da portaria envolve muito trabalho, ciência, reuniões e o processo de reestruturação do sistema de enfrentamento às emergências climáticas. O que nos possibilita atuar com base em dados que a melhor ciência meteorológica nos aponta”, declarou a ministra. Para 2025, o plano inclui a ativação de 231 brigadas florestais federais, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. A emergência ambiental ainda tem utilização de 15 helicópteros, 2 aviões de transporte e 10 aviões para lançamento de água, além de 50 embarcações.

Estão programados 143 eventos de capacitação para brigadistas e voluntários, além do desenvolvimento do Sistema de Informações sobre Fogo para uso de órgãos públicos e da sociedade. Houve ainda a aprovação de uma resolução que estabelece diretrizes para a criação de Planos de Manejo Integrado do Fogo (PMIFs) em diversos níveis, desde o governo até propriedades rurais.

emergência ambiental queimadas
Foto: Imagem de sobrevoo do Greenpeace Brasil no sul do Amazonas e norte de Rondônia para monitorar o desmatamento e queimadas em julho de 2024 (Crédito: Marizilda Cruppe/Greenpeace)

Emergência ambiental

A resolução de emergência ambiental exige o PMIF para Unidades de Conservação de alto risco e propriedades rurais que realizam queimadas controladas para fins agropecuários. Os Estados têm até 2 anos para desenvolver o plano, que deve incluir todo o território ou áreas de maior risco de incêndio.

Conjunto

O Ministério do Meio Ambiente enfatizou a importância da coordenação interministerial no combate às queimadas, com a criação da Sala de Situação. O órgão conta com 19 ministérios e entidades. O grupo será responsável pelo monitoramento, resposta e liberação de recursos extraordinários, sob a coordenação da Casa Civil.

Leia mais da Sagres Em OFF

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.