Sagres em OFF
Rubens Salomão

Ministro apresenta nova proposta sobre greve das federais na próxima semana

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta quinta-feira (9) que o governo federal deve apresentar uma nova proposta de negociação com os servidores de instituições federais de ensino na próxima semana. A declaração foi dada em entrevista à TV Globo, em Pernambuco.

“Estive discutindo uma nova proposta para apresentar na próxima semana e que a gente espera que possa chegar num consenso com transparência, com diálogo, reconhecendo o valor dos servidores da educação federal nesse país. Então, esperamos que a gente possa superar. Até porque isso é um prejuízo para os alunos, para a academia, e a gente espera que a gente possa, após uma semana, chegar a um acordo. E retornarmos aí as atividades nas unidades que foram suspensas”, disse o ministro.

A greve teve deflagração no início de abril e afeta pelo menos 52 universidades, 79 institutos federais (IFs) e 14 campus do Colégio Pedro II. Na entrevista, Camilo Santana também destacou a implementação do programa “Pé-de-meia” no estado do Pernambuco e sobre a expansão de institutos federais no estado.

proposta PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Lula Camilo Santana e Kátia Schweickardt
Foto: Presidente Lula, ministro da educação, Camilo Santana e a secretária nacional de Educação Básica, Kátia Schwickardt. (Crédito: Jose Cruz/Agência Brasil)

Proposta

A última proposta do governo federal aos grevistas era de reajuste de 9%, sendo 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. Ou seja, sem previsão de aumento para este ano. O ministro comentou a negativa da categoria e disse que o valor não é baixo, mas sim um reflexo da falta de investimentos na educação.

Considerações

“É preciso entender que ninguém pode recuperar tudo de uma só vez. Foram seis anos que o governo federal não deu nada, um centavo, de reajuste para o servidor federal. No primeiro ano [do governo Lula], em 2023, foi dado 9%. Aí você chega a 18% nesse período, tentando corrigir o prejuízo causado pelos anos anteriores”, disse.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)ODS 04  Educação de Qualidade; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.